Conceito » Esporte » WWE

WWE - Conceito, o que é, Significado

A luta livre profissional é um espetáculo com projeção internacional, pois conta com fãs de todo o mundo. Uma das empresas dedicadas a esta forma de entretenimento é a World Wrestling Entertainment, mais conhecida por suas siglas WWE.

Os combates promovidos por esta organização são transmitidos pela televisão e via internet, assim como podem ser apreciados ao vivo. A WWE trata da difusão da luta livre como negócio principal, mas em sua atividade comercial também é importante a distribuição de merchandising, filmes, videogames e outros produtos associados a esta modalidade de luta. Seu sucesso empresarial tem sido tão notável que suas ações foram integradas à Bolsa de Nova York.

Outros negócios relacionados ao wrestling foram absorvidos por este grupo empresarial. Sua sede está localizada na cidade de Stamford, no estado de Connecticut, nos Estados Unidos, e seu principal responsável e fundador é o promotor de luta livre profissional Vince McMahon.

O programa de televisão WWE Raw continua fazendo suas transmissões desde 1993 e é um sucesso de audiência

Toda semana, os fãs da luta livre profissional têm o privilegio de assistir os combates pela televisão. Desfrutam ao vivo de uma transmissão que é efetuada para vários países do mundo. Cada programa tem uma duração de três horas e durante este período os lutadores são as autênticas estrelas do espetáculo.

Cada lutador representa um personagem fictício

Nos esportes de combate tradicional, cada lutador é apresentado ao público com sua própria identidade. No entanto, na WWE, as estrelas se tornam um personagem exclusivo. Na gíria do werstling se fala dos heels (personagens vilães) e ainda dos faces (personagens heróis ou técnicos). Este aspecto transforma a luta profissional em uma mescla curiosa que combina teatro, performance e rivalidade esportiva. Em um combate de wrestling é tão importante a encenação e a sucessão de acontecimentos como o resultado final da luta.

- Dean Ambrose é uma das grandes superestrelas e seu personagem representa um vilão lunático (no passado fazia parte de um trio de lutadores conhecidos como The Shield).

- Brock Lesnar vem do futebol americano e da prática das artes marciais mistas. O personagem que representa se destaca por seus gritos intimidantes e pela atitude provocativa que realiza frente aos seus adversários.

- John Cena é um lutador profissional veterano de grande sucesso. Representou vários personagens ao longo de sua carreira.

- Randy Orton foi campeão da WWE em várias ocasiões, tanto na categoria individual como em dupla. Um de seus apelidos mais populares é "The legend killer" e como personagem é um ícone de lutador rude.

Neste espetáculo há também lutadores míticos e o vencedor da competição se torna o Campeão das Divas da WWE. Algumas das superestrelas são Kelly Kelly, as irmãs gêmeas Brie e Nikki Bella, Natalya Neidhart e Beth Phoenix.

Imagens Fotolia: ONYXprj, Steinar

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: