Conceito » Esporte » VAR

VAR - Conceito, o que é, Significado

O debate sobre as jogadas polêmicas é uma parte consubstancial do futebol. Os comentaristas esportivos e os apaixonados por futebol discutem todos os lances da partida que não são apreciados facilmente pelo olho humano.

O árbitro e seus assistentes cometem erros de avaliação que podem determinar a vitória de uma equipe ou outra. O VAR é uma nova tecnologia que pretende solucionar o conflito relacionado às jogadas polêmicas. Sua sigla em inglês quer dizer Video Assistant Referee, que significa Árbitro Assistente de Vídeo. No campeonato mundial de futebol realizado na Rússia, no verão de 2018, foi introduzido de maneira oficial este procedimento para auxiliar os árbitros.

Funcionamento e objetivos

Esta ferramenta tecnológica permite que quatro pessoas assistam a partida e ao mesmo tempo estejam em contato com o árbitro através de um sistema de rádio com fibra ótica. Os membros do VAR dispõem de mais de trinta câmeras de televisão com as quais podem rever todas as jogadas polêmicas. No entanto, só podem atuar em quatro tipos de caso:

1) para anular ou validar a um gol,

2) em situações que possa ocorrer um pênalti,

3) nas ações onde um jogador pode ser expulso,

4) para identificar o infrator de uma falta quando o árbitro tem alguma dúvida a respeito.

Os membros do VAR entram em contato com o árbitro quando se apresentam estas circunstâncias. Dos integrantes do VAR, um deles é responsável exclusivamente para analisar um possível impedimento. As câmeras utilizadas permitem a observação das jogadas com total precisão.

A essência deste sistema é intervir o menos possível nas decisões do árbitro e, ao mesmo tempo, conseguir a melhor efetividade sobre as situações polêmicas. Obviamente, o objetivo do VAR é fazer com que o resultado do jogo seja o mais justo possível.

O uso da tecnologia gera duas opiniões opostas

Os avanços tecnológicos geralmente incorporam mudanças nas avaliações sociais. A introdução do VAR é um bom exemplo disso. Alguns torcedores acreditam que é uma medida positiva e necessária, uma vez que reduz significativamente o erro humano.

O árbitro continua com seu papel de liderança, mas com este sistema reduz os erros lógicos de interpretação.

Outro setor do mundo do futebol opina o contrário, pois se entende que esta tecnologia vai contra um elemento fundamental desse esporte: a discussão apaixonada. Assim, com o VAR não seria mais possível uma nova versão da "mão de Deus" de Maradona, na Copa do Mundo do México, em 1986, ou de muitos outros lances polêmicos que marcaram a história do futebol.

Imagens Fotolia: Dojdis, C. SchuBler

Relacionados:

  1. Mundial de Clubes
  2. Fair Play
  3. Ludograma
  4. Regulamento
  5. Gravação
  6. Repescagem
  7. Planejamento
  8. Admoestação
  9. Paintball
  10. Handebol