Conceito » Esporte » Copa Libertadores

Copa Libertadores - Conceito, o que é, Significado

Em 1956 ocorreu a primeira edição da UEFA Champions League, conhecida como Copa dos Campeões da Europa. Em 1960, o continente sul-americano apresentou uma competição equivalente: a Copa Libertadores da América. A entidade que organiza esta competição é a Confederação Sul-Americana de Futebol, mais conhecida como Conmebol.

As primeiras edições do torneio foram disputadas pelos vencedores das ligas nacionais, sendo que posteriormente os subclassificados também puderam participar da disputa e, finalmente, cada país tinha quatro times. A equipe vencedora do torneio enfrenta o vencedor da Champion League da UEFA em uma nova competição, a Copa Mundial de Clubes ou Mundialito.

Curiosidades sobre a Copa Libertadores

O nome deste torneio se refere, logicamente, àqueles que lideraram a independência das nações sul-americanas no início do século XIX.

A primeira partida do camnpeonato foi realizada em abril de 1960 entre o Clube Atlético Peñarol, do Uruguai, e o Clube Deportivo Jorge Wilsterman, da Bolívia. O clube uruguaio foi o primeiro campeão do torneio.

Embora seja uma competição de clubes da América do Sul, há uma projeção internacional relevante (os jogos são transmitidos para os grandes canais dos Estados Unidos e também da Espanha).

Nos últimos anos, vários patrocinadores comerciais têm marcado presença, como a Toyota, o Banco Santander e a Bridgestone.

Desde 2007, a Conmebol premia o melhor jogador da competição (o argentino Juan Ramón Riquelme do Boca Juniors foi o primeiro jogador a receber tal prêmio).

Dados estatísticos

Na lista de vencedores da Copa Libertadores se destacam três equipes argentinas (Independiente com 7 títulos, Boca Juniors com 6 e Estudiantes com 4), dois uruguaios (Peñarol com 5 e Nacional com 3) e os clássicos do futebol brasileiro (São Paulo, Grêmio e Santos, com 3 campeonatos). O país com mais títulos é a Argentina (24), seguido pelo Brasil (18) e Uruguai (8).

- A maior goleada do torneio aconteceu numa esmagadora vitória do Peñarol sobre o Valencia (11 a 2).

- Nas finais, o time que mais perdeu foi o Peñarol (com cinco derrotas) e o que mais venceu foi o Independiente (sete vitórias).

- O jogador paraguaio Hever Hugo Almeida foi quem mais disputou partidas (um total de 113).

- O goleador histórico da competição é Alberto Spencer, do Peñarol, com 54 gols.

- Francisco Sá é o jogador com o maior número de troféus (6).

- Carlos Bianchi é o técnico com mais vitórias (três com o Boca Juniors e uma com o Velez Sarsfield).

- Por fim, vale a pena mencionar que Diego Armando Maradona nunca participou da Copa Libertadores da América.

Imagem Fotolia: Jacob Lund

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: