Conceito » Esporte » Mundial de Clubes

Mundial de Clubes - Conceito, o que é, Significado

Do ponto de vista histórico, a primeira partida de futebol foi realizada na Inglaterra, no ano de 1860, num confronto entre o Sheffield United e o Hallam. Estes dados revelam um fato: na história deste esporte, os clubes tiveram mais relevância que as próprias seleções nacionais. Na verdade, o primeiro campeonato mundial foi realizado em 1930, quando todas as nações já tinham suas respectivas ligas.

O Mundial de Clubes ou Mundialito é realizado anualmente desde 2000

Nesta competição organizada pela FIFA, os vencedores de dois campeonatos se enfrentam: o campeão da Copa Libertadores que representa o continente sul-americano e o campeão da Champions League da Europa. Obviamente, o clube campeão é considerado a melhor equipe do mundo no ano. Esta competição é herdeira da Copa Intercontinental.

Na atualidade, o torneio está aberto a clubes de todo o mundo que pertencem a uma confederação de futebol. O formato da competição mudou ao longo dos anos. Da mesma forma que em outros torneios, neste é disputado uma fase inicial e em seguida há uma semifinal e depois a final (todas as partidas são disputadas em uma única partida).

A FIFA está pensando atualmente num novo formato para as próximas edições do Mundialito (são esperadas 24 equipes e o torneio será disputado a cada quatro anos e não mais anualmente). Com esta nova versão, a principal competição de clubes de futebol será mais parecida com o campeonato mundial de seleções.

Dados estatísticos sobre o Mundialito

- O Real Madrid e o Barcelona são os clubes mais vitoriosos na história da competição com 03 triunfos cada.

- O Corinthians do Brasil foi o primeiro campeão do torneio.

- Os clubes europeus superam os sul-americanos em títulos (até 2018 há nove campeões da UEFA e quatro da Conmebol).

- A Espanha é o país com mais títulos, já que Madri e Barcelona somam 6 triunfos. Em seguida vem o Brasil com 4 campeonatos e a Itália com 2.

- O atacante português Cristiano Ronaldo é o maior goleador do torneio (7 gols). Em segundo lugar estão Lionel Messi e Luis Suárez, ambos com 5 gols.

- Além do reconhecimento e prestígio no mundo do futebol, os clubes vencedores recebem um total de 17 milhões de dólares.

- O troféu para o ganhador é um escudo de campeão do mundo, na qual aparece o emblema “FIFA World Champions”.

Imagens Fotolia: light, jovannig

Relacionados:

  1. Copa Libertadores
  2. VAR
  3. Fórmula 1
  4. Paintball
  5. Repescagem
  6. WWE
  7. Guerra Fria
  8. FIBA
  9. Handebol
  10. Ciclismo