Conceito » Alimentação » Legumes

Legumes - Conceito, o que é, Significado

As leguminosas são uma família de plantas das quais podemos obter os legumes. Entre as mais conhecidas estão: o feijão, a lentilha, a ervilha, a fava, o grão de bico e a soja. Todas elas são sementes que surgem de uma estrutura conhecida como vagem. O consumo deste alimento se estende por todo o planeta.

Propriedades alimentares e os benefícios para a saúde

Contêm proteínas vegetais das quais são imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo e para a saúde em geral.

Ao conter propriedades naturais antioxidantes, ajudam a retardar o envelhecimento do organismo. Neste sentido, seu consumo fortalece a elasticidade da pele, aumenta a saúde do cabelo, desenvolve os músculos e em geral ajuda os tecidos a serem mais resistentes.

Este alimento contém carboidratos de boa qualidade e é altamente recomendado para combater os efeitos da leucemia, para pacientes com diabetes ou como estimulante cerebral. Ao mesmo tempo, protege o coração, diminui o risco de câncer e reduz os níveis de colesterol.

Possuem vitaminas do grupo B, A e C e, por outro lado, contêm alguns minerais importantes como cálcio, ferro, magnésio e fósforo. Um aspecto importante deste alimento é o baixo teor de gordura. Seu alto teor de fibra torna este alimento altamente recomendado para a alimentação de crianças e atletas.

Como qualquer outro alimento, deve ser ingerido em quantidades adequadas para evitar excesso de calorias. Especialistas em nutrição recomendam consumir três porções de legumes por semana.

Quanto ao seu preparo, recomenda-se deixar os legumes de molho em água durante toda a noite, enxaguá-los, deixar escorrer e, finalmente, fervê-los para ficarem macios.

Na gastronomia do mundo antigo

O consumo de grão-de-bico, lentilha, feijão e ervilha faz parte da alimentação diária de vários povos da antiguidade, especialmente os hebreus, gregos e romanos.

Na Roma Antiga a população geralmente consumia os legumes de diferentes maneiras, sendo crus, cozidos, em forma de purê ou refogados. Deve-se destacar que historicamente os legumes tem sido um alimento barato e fácil de obter. Por isso, há uma grande aceitação entre as classes populares e os soldados.

Alguns textos clássicos fazem referência às suas propriedades curativas, como a cicatrização de úlceras, tratamento de diarreia ou para combater a fraqueza. Muitas das receitas dos romanos antigos fazem parte da cozinha mediterrânea atual.

Imagem: Fotolia. speed300

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: