Conceito » Alimentação » Pesco-vegetariano

Pesco-vegetariano - Conceito, o que é, Significado

Especialistas em nutrição recomendam seguir uma dieta variada para que o corpo tenha todo tipo de nutrientes. Esta recomendação é baseada em um fato: somos animais onívoros e, portanto, podemos e devemos comer todo tipo de alimento para manter-nos saudáveis. No entanto, algumas pessoas se afastam deste critério e decidem seguir outro tipo de dieta. Existem aqueles que renunciam o consumo de carne e se tornam vegetarianos. Uma das possíveis variantes do vegetarianismo é a pesco-vegetarianismo.

Desta maneira, aqueles que praticam esta forma de alimentação são chamados de pesco-vegetarianos. O fundamento desta opção alimentar é simples: comer verduras, legumes e frutas e, ao mesmo tempo, todo tipo de pescado e frutos do mar.

Perfil geral do pesco-vegetariano

Normalmente as pessoas com este tipo de dieta têm um grande interesse pela saúde. Em alguns casos renunciam a carne para perder peso. Como critério geral, substituem a carne por peixe temporariamente a fim de adaptar seu organismo a uma alimentação totalmente vegetariana ou até mesmo vegana. Com esta transição, o corpo continua recebendo proteínas e a saúde não se resente. Alguns pesco-vegetarianos incluem ovos e produtos lácteos em sua alimentação.

O principal motivo de algumas pessoas se tornarem pesco-vegetarianas é de tipo ético, pois acreditam que o consumo da carne animal envolve uma forma de violência para com os animais. Esta abordagem é considerada contraditória por alguns, pois os peixes, mariscos e demais frutos do mar também são animais. Apesar desta aparente incoerência, os pesco-vegetarianos entendem que são semivegetarianos.

Os defensores da dieta pesco-vegetariana acreditam que esta alimentação tem inúmeras vantagens

Afirmam que os ácidos graxos ômega-3 que se encontram em alguns peixes são muito saudáveis por vários motivos: diminui o colesterol e fortalece o coração e o cérebro. Por outro lado, seus defensores argumentam que esta dieta é mais completa do que a estritamente vegetariana ou vegana. Além disso, esta alimentação é ampla e inclui todo tipo de sabores e nutrientes.

A alimentação está em moda

O interesse pela comida saudável se tornou um fenômeno global. Nesta linha, certos alimentos se tornaram populares que até pouco tempo eram desconhecidos, tais como xarope de agave, açúcar de coco, quinoa, bimi, kefir e as bagas de maqui chilenas. Ao mesmo tempo, tem surgido uma variedade de dietas: a do grupo sanguíneo, a da sopa de couve, a magnética, as zen ou chamadas dietas milagrosas.

Imagem: Fotolia. fahrwasser

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: