Conceito » Alimentação » Agrotóxicos

Agrotóxicos - Conceito, o que é, Significado

Os produtos químicos que produzem toxicidade nos cultivos são chamados de agrotóxicos. Pesticidas ou praguicidas são termos equivalentes. De qualquer forma, são substâncias nocivas ao solo cultivado e prejudiciais à saúde humana. Seu uso se propagou em todo o planeta e seu principal objetivo é combater as pragas de animais que colocam em perigo os cultivos.

Graves consequências para a saúde

As malformações genéticas, as doenças respiratórias, as alergias, os problemas dermatológicos e o câncer são algumas das consequências da fumigação de cultivos com substâncias tóxicas. Muitos dos efeitos se tornam doenças crônicas ou problemas relacionados à reprodução. De acordo com alguns estudos, estas substâncias podem estar relacionadas ao surgimento do mal de Parkinson.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou os efeitos nocivos dos agrotóxicos e, por este motivo, são feitas algumas recomendações para estabelecer o controle necessário sobre estas substâncias venosas.

O glifosato

Este herbicida é usado normalmente para matar plantas, tais como as ervas daninhas, gramíneas e espécies lenhosas. No entanto, quando o glifosato entra em contato com a pele pode entrar na corrente sanguínea e causar graves doenças.

É possível trabalhar a terra de outra maneira

O uso de agrotóxicos é um mal evitável, pois existem alternativas totalmente válidas e sem nenhum dano associado ao meio ambiente e à saúde. O cuidado dos cultivos pode ser feito através de técnicas agroecológicas. Esta disciplina foi desenvolvida pela influência do movimento ambientalista surgido na década de 1970.

Os agricultores que seguem as diretrizes da agroecologia utilizam fertilizantes de tipo orgânico, reduzem ao máximo a maquinaria pesada e introduzem cercas vivas para delimitar o terreno.

A agroecologia se baseia em um princípio fundamental: manter os cultivos com o menor impacto meio ambiental possível e, ao mesmo tempo, garantir a produtividade. É uma disciplina científica que pode ser aplicada no mundo rural em geral e que se baseia em um modelo de sustentabilidade. Para conseguir estes objetivos são empregadas duas estratégias: a renúncia a qualquer substância agrotóxica e a não manipulação genética dos cultivos.

Imagem: Fotolia. Surapong

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: