Conceito » Alimentação » Cashrut

Cashrut - Conceito, o que é, Significado

Os praticantes do judaísmo e que seguem fielmente os preceitos dos textos sagrados sabem que a alimentação está sujeita a certas normas. A origem desta normativa pode ser encontrada na Torá, onde se diferencia claramente o conceito de animal puro e impuro.

É o guia alimentar dos judeus

Em hebraico, o termo cashrut ou kashrut, pode ser traduzido normalmente como apropriado ou correto. Assim, quando um alimento respeita as leis do judaísmo quer dizer que está apto para ser consumido. Neste sentido, as leis dietéticas do judaísmo têm a finalidade de preservar o corpo e o espírito dos fiéis.

Por outro lado, estas regras servem para manter a identidade do povo judeu. Algumas destas leis são as seguintes:

- A carne de animal que pode ser consumida deve pertencer a um ruminante com o casco fendido.

- Quanto às aves, a carne de algumas espécies pode ser ingerida e a de outras não.

- Em relação aos peixes, aqueles que possuem escamas e barbatanas podem ser ingeridos.

- A carne e seus derivados não podem ser misturados com nenhum produto lácteo.

- O ritual para sacrificar um animal está sujeito a certas normas (por exemplo, deve ser degolado por um rabino, o animal não pode estar doente e a extração do sangue tem que ser feita seguindo um ritual). As regras que devem ser respeitadas neste sentido são conhecidas como halacha.

- O vinho consumido está sujeito a um rigoroso processo de fabricação a partir do momento em que as uvas são pisadas.

- As leis dietéticas são aplicadas a insetos e vermes, assim como uma série de proibições para certos colorantes e aditivos (como regra geral, são proibidos aqueles que provêm de gorduras animais).

A maioria destas leis tem um componente simbólico (por exemplo, aceita-se o consumo de peixes de espécies com barbatanas e escamas porque os judeus devem acostumar-se a "nadar contra a corrente" em uma sociedade que muitas vezes é hostil).

Embora o cashrut tenha como origem os textos sagrados, a tradição rabínica adaptou estas leis à vida cotidiana dos judeus.

Por último, os estabelecimentos que vendem produtos que respeitam as normas alimentares do judaísmo são um ponto de encontro.

Distinguindo dois conceitos que frequentemente são confundidos

Em alguns textos a palavra cashrut é apresentada como sinônimo de kosher. Apesar da evidente relação são termos que não se equivalem. Enquanto cashrut se refere às normas alimentares que devem ser respeitadas, o kosher indica que um alimento está integrado à comida judaica.

Imagens Fotolia: ungvar, awdsin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: