Conceito » Saúde » Colágeno

Colágeno - Conceito, o que é, Significado

O colágeno é uma proteína fibrosa de origem animal que está presente em todos os vertebrados de forma natural. Sua função é manter firmes os tecidos do organismo, ou seja, dos ossos, músculos, tendões e pele. No caso dos seres humanos, esta substância é considerada fundamental para todas as funções vitais. Esta proteína representa entre 20 e 30% das proteínas em um adulto.

A produção desta substância não é constante e, na verdade, começa a diminuir gradualmente entre 20 e 30 anos. Isso explica por que os jovens são mais flexíveis do que as pessoas mais velhas. O desaparecimento de colágeno é o que gera uma série de doenças associadas ao envelhecimento, tais como dor nas articulações, aumento de problemas oculares ou de cárie dentária. Deve-se destacar que a cartilagem que reveste os ossos é formada por colágeno e à medida que esta proteína desaparece as cartilagens enfraquecem e os ossos começam a desgastar, de modo que se originam dores e incômodos.

Alimentos que favorecem a fabricação de colágeno em nosso organismo

Certos alimentos facilitam a síntese do colágeno em nosso corpo, especialmente as frutas cítricas, os morangos, cerejas, além dos alimentos ricos em proteína, especialmente peixe, legumes, carnes e lácteos.

Benefícios dos suplementos alimentares com colágeno

Nos últimos anos se tornaram populares os suplementos alimentares com esta substância; isso ajuda nosso corpo a manter os ossos em condições normais e preservar a massa muscular. Seus benefícios não são imediatos, mas sim em longo prazo, por isso os especialistas recomendam incorporá-lo em nossa rotina alimentar habitual.

Normalmente este suplemento se combina com outras vitaminas ou substâncias, tais como a vitamina C, o ácido hialurônico ou o magnésio. Normalmente o colágeno é consumido em pó e pode ser misturado com o leite, a água ou o suco.

Este suplemento é consumido para reduzir a dor nas articulações e a rigidez causada pela artrite reumatoide. Por outro lado, ajuda a fortalecer as unhas e o cabelo, proporciona firmeza à pele e ajuda a curar feridas.

No mundo da estética

Muitos cremes anti-idade contêm colágeno e elastina para retardar o processo de envelhecimento natural. Seu uso permite combater a perda de elasticidade da pele e reduzir as rugas.

Imagem: Fotolia. Maksim Smeljov

Relacionados:

  1. Gelatina
  2. Escorbuto
  3. Osteócito
  4. Articulação
  5. Proteína
  6. Proteínas
  7. Artrose
  8. Esqueleto
  9. Glutamina
  10. Cicatriz Atrófica, Hipertrófica e Queloide