Conceito » Alimentação » Comestível

Comestível - Conceito, o que é, Significado

Aqueles alimentos que podem ser consumidos sem risco para a saúde são conhecidos como comestíveis. Os seres humanos são onívoros, isso significa que não temos uma alimentação especializada, pois podemos comer todo tipo de alimentos como carne, peixe, verduras, legumes e frutas.

Medidas de higiene para o consumo de alimentos

Para que um alimento seja comestível é necessário ocorrer duas circunstâncias: que seja compatível com a saúde humana e que se encontre em condições sanitárias adequadas. Neste sentido, há uma série de medidas para garantir uma correta higiene nos alimentos: a conservação de certos produtos a uma adequada temperatura, lavagem das frutas e verduras, pasteurização dos produtos lácteos, conservação dos produtos perecíveis, etc.

Se as medidas de higiene não são aplicadas corretamente, o alimento comestível pode deixar de ser e tornar-se um perigo para a saúde.

Comestível não é o mesmo que comível

Os termos comestível e comível são empregados em certas ocasiões como sinônimos, mas na realidade não são. Assim, todo alimento que pode ser consumido sem nenhum risco para a saúde é comestível e todo aquele que é desagradável é comível. Portanto, um alimento é comestível, mas não necessariamente comível para algumas pessoas.

A alimentação tem variado ao longo do tempo

Certos alimentos que atualmente são consumidos com normalidade, no passado eram considerados venenosos ou prejudiciais para a saúde. Assim, o tomate, o atum, o alho e as asas do frango eram produtos descartados por algum motivo, por exemplo, o alho era desprezado por causa do seu cheiro e as asinhas do frango por serem avaliadas como sobra.

Esta recusa a certos alimentos não estava relacionada às suas propriedades negativas para a saúde, mas sim ao desconhecimento cientifico sobre os mesmos.

Somos animais onívoros

Os especialistas em nutrição afirmam que somos onívoros por vários motivos:

1) necessitamos certos níveis mínimos de proteínas e a carne é um dos alimentos mais adequados para isso (as proteínas vegetais têm menos aminoácidos que a dos animais);

2) necessitamos consumir verduras por causa da sua contribuição vitamínica;

3) nossas características fisiológicas faz com que não sejamos herbívoros nem carnívoros, mas devemos comer todo tipo de alimento.

Imagem: Fotolia. andreswd

Relacionados:

  1. Crudívoros (Crudivorismo)
  2. Contaminação Cruzada
  3. Pirâmide Alimentar
  4. Pesco-vegetariano
  5. Higiene Analítica
  6. Cozinha Molecular
  7. Gorduras Saturadas e Gorduras Trans
  8. Alimento orgânico vs não-orgânico
  9. Dieta Mediterrânea
  10. Eubiótica