Conceito » Alimentação » Gorduras Saturadas e Gorduras Trans

Gorduras Saturadas e Gorduras Trans - Conceito, o que é, Significado

Uma dieta saudável tem uma influência direta sobre a qualidade de vida e o nível de bem-estar pessoal das famílias. Por esta razão médicos e nutricionistas insistem que, ao fazer as compras, devemos apostar em alimentos frescos e naturais como frutas e verduras da temporada. Também é vital reduzir o consumo de produtos que contém gorduras saturadas, também conhecidas como gorduras ruins.

Gorduras ruins para a saúde

Este tipo está presente na padaria industrial e na comida rápida. Estas gorduras saturadas estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de colesterol e dos quilos a mais. Isto é, a obesidade se apresenta como um dos principais problemas de saúde da nossa sociedade e por estar diretamente vinculada ao estilo de vida. Deve-se ressaltar que alguns produtos lácteos também contêm gorduras saturadas, por esta razão, é fundamental escolher as que contêm um baixo nível deste tipo de gordura.

Para manter os níveis de colesterol baixo sobcontrole, é essencial elaborar menus com a presença de cereais, frutos secos, azeite de oliva extravirgem, legumes, peixes sem gordura e carnes brancas como o frango.

As gorduras saturadas e gorduras trans são prejudiciais para o bem-estar quando consumidos em abundância

Estão presentes na manteiga, nos embutidos, alguns tipos de queijo e leite integral.

Algumas dicas de saúde são fundamentais para reduzir o consumo deste tipo de gorduras. Por exemplo, ao preparar um lanche, escolha peito de peru em vez de salsicha. Coma peixe azul com frequência de duas vezes por semana. No carrinho de compras, você pode escolher produtos desnatados.

Além disso, você pode reforçar o hábito de ler as informações através dos rótulos dos alimentos para conhecer os dados relacionados aos produtos embalados e pré-cozidos.

Conselhos de saúde

Por outro lado, deve-se destacar que a influência dos hábitos alimentares em colesterol é notável em qualquer fase da vida. Portanto, os hábitos de saúde devem ser incorporados desde criança.

Quanto à forma de preparo, cozinhar no micro-ondas pode também reduzir as gorduras de alguns pratos. As batatas cozidas também têm menos gordura que as fritas.

As gorduras saturadas também têm um papel no organismo, no entanto, seu consumo deve ser moderado. Para tirar qualquer tipo de dúvida que tenha sobre este tema, consulte um médico.

Imagem: Fotolia. Africa Studio

Relacionados:

  1. Gordura
  2. Dieta Mediterrânea
  3. Pirâmide Alimentar
  4. Ômega 3, 6 e 9
  5. Superalimento
  6. Nutrição
  7. Light, Zero e Diet
  8. Alimentação
  9. Carboidratos
  10. Eubiótica