Conceito de Aceitação

AceitacaoEm termos gerais, é designado o termo de aceitação para a ação tomada por qualquer ser humano, que recebe voluntariamente e aceita uma coisa, um objeto, uma notícia e até mesmo para si própria, entre outras questões. Por exemplo, quando queremos saber que uma pessoa recebeu a aceitação conforme as desculpas de outra que a havia agredido, costuma-se dizer, que ela aceitou o pedido de desculpas do outro.

Por outro lado, a palavra aceitação costuma ser usada regularmente como sinônimo do termo aprovação, isto é, em algumas situações, por exemplo, quando queremos informar sobre a excelente repercussão que teve uma obra artística; as pessoas dizem que esta obra foi amplamente aceitada pelo público.

Além disso, quando em uma determinada situação, alguém quer demonstrar sua conformidade sobre um assunto ou admissão a um determinado setor que antes era negado, costuma-se usar o termo aceitação.

E finalmente na área de direito, o termo aceitação é utilizado para denominar o ato em que alguém assume uma ordem de pagamento que pode aparecer em um cheque ou letra de câmbio, também chamada nota promissória.

Referencia autoral

Publicado em out., 2013. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/aceitacao/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato