Conceito » Alimentação » Pirâmide Alimentar

Conceito de Pirâmide Alimentar

A alimentação é uma das bases do bem-estar do ser humano. Sem dúvida, comer nem sempre é sinônimo de alimentar-se de forma saudável, uma vez que existem dietas que podem mostrar deficiências nutricionais. A pirâmide alimentar é um método simples e pedagógico que pode dar a resposta que busca em relação aos alimentos que são saudáveis em sua dieta e a frequência que deve comer.

Por exemplo, nesta dieta fica evidente que os alimentos são essenciais para o consumo diário e que os produtos são consumidos apenas ocasionalmente. Esta classificação é expressa pela imagem de uma pirâmide. Em sua base estão situados os alimentos de consumo diário.

Bases da pirâmide nutricional

1. No nível número um nível da pirâmide se encontra o consumo de produtos básicos que contém hidratos de carbono complexos como o pão (produto tão presente na mesa) cereal e arroz.

2. No nível número dois da pirâmide encontramos deliciosas comidas de temporada, como frutas e verduras que são ricas em minerais e vitaminas para o organismo.

3. No nível número três da pirâmide estão dois blocos diferentes. Por exemplo, em um bloco estão detalhados os benefícios do leite e os produtos lácteos derivados. No outro bloco estão a carne, o peixe, os legumes e os frutos secos.

4. No nível número quatro da pirâmide estão situados os alimentos que exigem um consumo moderado, por exemplo, os produtos de confeitaria e os refrigerantes que contêm alto teor de açúcar.

5. E o último próximo grupo está integrado pelos lipídeos presentes em produtos como óleo e gorduras vegetais.

Regras de nutrição da pirâmide

Existem várias dicas para compreender o significado da pirâmide alimentar. Por exemplo, é muito importante desfrutar de uma grande variedade de alimentos. Além disso, a dieta deve estar relacionada ao estilo de vida da pessoa, ou seja, deve ser personalizada uma vez que as necessidades nutricionais de um atleta, por exemplo, não são as mesmas que um profissional que trabalha oito horas sentado.

É muito importante desfrutar de uma dieta com baixo teor de açúcar. Da mesma forma, é essencial o consumo de álcool de forma moderada. Também é aconselhável desfrutar de uma dieta saudável com poucas doses de gordura saturada.

Imagem: Fotolia. bilhagolan365

Relacionados:

  1. Rede Trófica
  2. Crudívoros (Crudivorismo)
  3. Dieta
  4. Nutrição
  5. Pirâmide de Kelsen
  6. Realização Pessoal
  7. Dieta Mediterrânea
  8. Dietoterapia
  9. Grande Pirâmide de Gizé
  10. Pesco-vegetariano