Conceito » Ecología » Couro Ecológico

Couro Ecológico - Conceito, o que é, Significado

O couro ecológico, também conhecido como couro sintético ou courino, tem uma textura similar ao que se obtém de uma vaca ou outro animal. Trata-se de um produto cuja matéria-prima não se obtém através de métodos tradicionais, como tem sido feito durante milhares de anos.

Processo de elaboração

O couro ecológico é feito de um material plastificante e introduzido numa máquina de mistura. Em seguida, acrescenta-se um estabilizador de luz ultravioleta para conseguir que o material seja resistente aos raios do sol. O próximo passo é o de incorporar uma solução retardadora de chamas para resistir ao fogo. A máquina mistura estas substâncias e, paralelamente, acrescenta-se pó de vinil para conseguir uma mistura consistente.

Por outro lado, em outra máquina de mistura, juntam-se vários corantes para obter os tons desejados. Os conteúdos dos dois recipientes de mistura são combinados e um grande rolo de papel com uma textura semelhante ao couro se verte sobre a substância formada para que um braço mecânico realize a mistura sobre o papel.

Uma vez banhado o papel com o vinil, deposita-se em um forno para endurecer sua textura. Depois o papel se submete a um processo de espessamento para dar forma, consistência e a textura ao tecido.

Com este procedimento, o couro sintético fica pronto para ser realizado um desenho qualquer (de uma jaqueta, uma bolsa ou um sapato). O tipo de tecido é muito resistente e à primeira vista se parece com uma peça de couro tradicional.

O rótulo de couro ecológico é questionável

O processo de elaboração explicado acima mostra que não se trata de um couro ecológico ou natural, mas este rótulo é utilizado com alguma ambiguidade. Por um lado, é um produto ecológico porque a vida dos animais é respeitada. No entanto, seu valor ecológico é relativo, uma vez que o processo de elaboração e as substâncias empregadas são próprios da indústria têxtil convencional.

Por outro lado, deve-se ressaltar que o couro ecológico ou courino é um tipo de plástico e este material não é exatamente um bom exemplo de material ecológico. Assim, alguns afirmam que a denominação de couro ecológico é inadequada e se trata de uma estratégia simplesmente comercial.

Diferenças entre o couro de origem animal e o “ecológico”

A principal diferença é o preço mais elevado que o couro tradicional. Por outro lado, o original tem uma textura mais suave. Outro diferencial é o odor, uma vez que o couro tem cheiro de pele de couro e o outro de plástico.

Para algumas pessoas comprar uma peça sintética ou autêntica não é uma questão de preço ou textura, mas sim uma escolha relacionada ao respeito pelos animais.

Imagem: Fotolia. JackF

Relacionados:

  1. Marroquinaria
  2. Mistura
  3. Saponificação
  4. MDF
  5. Concreto Asfáltico
  6. Molécula
  7. Cores Primárias e Secundárias
  8. Ar
  9. Dissolução
  10. Propriedades Organolépticas