Mistura - Conceito, o que é, Significado

MisturaDenomina-se mistura ao processo em que diferentes elementos se combinam e atingem uma composição específica. Ao adicionar água, qualquer tipo de substância adquire uma consistência que pode ser evidenciada em um processo de homogeneização. A mistura é um tipo de procedimento utilizado em várias áreas da atividade humana, como por exemplo, na cozinha e na construção. Esta circunstância exige que todos os elementos sejam adequados, para que seja possível chegar à finalização do processo que se deseja.

As misturas não são apenas patrimônio da atividade humana. Na verdade, há uma variedade de misturas que podem ser realizadas de forma natural. Do ponto de vista químico, existem certos componentes e grupos de átomos que dão lugar a uma nova substância. Por outro lado, a atmosfera pode ser vista como uma mistura de diferentes gases. Na verdade, embora os gases possam ter várias alturas conforme os pesos que possuem, também se incorporam em grande parte.

Em alguns casos, a mistura alcançada precisa de homogeneidade, e dentro destas circunstâncias, pode-se dizer que os elementos que a compõem podem diferenciar-se entre si. Por exemplo, a mistura da água e do óleo. Ambos os elementos podem formar um todo, sendo que cada um é diferente do outro.

Geralmente, utiliza-se o termo para explicar um material amplamente utilizado pelo homem: o concreto. O mesmo é usado na construção e é composto por cimento, água e areia. Ele precisa que cada um destes elementos esteja integrado a uma determinada proporção e sua mistura tenha a capacidade de servir como um aglomerante. Atualmente, as técnicas utilizadas não são tão desenvolvidas, mas possibilitam construções de grande envergadura e complexidade.

Além disso, o conceito de mistura pode ser utilizado em algumas disciplinas que não têm nada a ver com o uso de materiais específicos. Então, a mistura é usada no sentido figurado para explicar vários tipos de procedimentos que combinam diversos elementos. Assim, por exemplo, podemos referir a uma mistura de estilos, de filosofias, de sentimentos, etc. Todas estas misturas estão relacionadas com a capacidade de armazenar vários elementos de diferentes origens. Neste caso, o termo mistura pode ser substituido por combinação ou síntese.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: