Conceito » Ecología » Ave Marinha

Ave Marinha - Conceito, o que é, Significado

Em um esquema simplificado da zoologia se apresenta a seguinte divisão dos animais: terrestres, aéreos e marinhos. Esta forma de classificação é válida em geral, mas tem algumas exceções. As aves marinhas constituem uma exceção, pois seu habitat natural é o ar, a terra e o meio aquático.

Embora cada espécie tenha suas características particulares, existem alguns traços em comum

As espécies que entram nesta categoria se aninham normalmente em grandes colônias. Em geral, são aves migratórias e sua principal fonte de alimento é obtida do meio marinho. A morfologia de seu organismo tem evoluído ao ponto de suas asas ficarem totalmente adaptadas ao voo de grandes distâncias.

Como regra geral, dão cria em uma idade mais avançada do que as outras aves, sua etapa de reprodução é tardia, sua descendência é menor que outras aves e o cuidado de suas crias se prolonga durante mais tempo. Deve-se destacar, por outro lado, que são animais especialmente longevos e muitos deles mantêm relações monogâmicas para que suas crias possam sobreviver com mais garantia.

Por último, a maioria das aves marinhas tem uma característica única: quando detectam um cardume de peixes se atiram sobre o mesmo para capturar suas partes com seu bico.

Do ponto de vista humano, a presença de aves marinhas tem sido historicamente uma referência para os pescadores e navegantes, uma vez que indicam a proximidade dos cardumes de peixes.

Exemplos de aves marinhas

- O pinguim-imperador é a maior espécie de ave marinha. Suas costas e a cabeça são de cor preta e seu abdômen é branco com marcas amarelas. Com suas asas planas e aerodinâmicas podem nadar com normalidade. Habitam na Antártida e se alimentam de lulas, peixes e crustáceos.

- A patola-de-pés-azuis habita o oceano Pacífico, próximo do continente americano. Apresentam a plumagem marrom e seu pescoço e a cabeça são de cor branca. Alimentam-se de pequenas lulas e peixes.

- O ganso-patola tem a plumagem branca e as extremidades das asas contam com uma tonalidade escura. Vivem normalmente em grandes colônias no Atlântico Norte e no Mediterrâneo. Em certas ocasiões se alimentam dos ovos de seus filhotes.

- O albatroz tem uma plumagem escura, seu bico é grande e três dedos de suas patas estão unidos por uma membrana. Seu habitat natural está distribuído nos oceanos Antártico, Atlântico e Pacífico. Destaca-se por percorrer grandes distâncias.

Imagem Fotolia: Silver

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: