Desenho - Conceito, o que é, Significado

Chamamos de desenho uma representação gráfica constituída por linhas, pontos e/ou formas que se realizam sobre uma superfície com a ajuda de algumas ferramentas. Enquanto que de forma genérica o termo desenho serve de referência para a arte de desenhar.

Etimologicamente, a palavra desenho tem origem francesa, mais especificamente no verbo déboissier, que no momento de adaptação a nossa língua (em torno do século XII) significava esboçar ou esculpir, sendo usado de forma geral em todo trabalho artístico.

Tipos de desenho

Em relação ao que queremos representar ou temos como objetivo, o desenho pode ser dividido em cinco ramos específicos:

Em primeiro lugar está o desenho artístico que serve para traduzir emoções, sentimentos, pensamentos ou ideias filosóficas

Trata-se de obras bem pessoais que pela maneira de ser do artista estão muito presentes. Muitas vezes é um tipo de desenho que se desenvolve de forma natural nas pessoas com inclinações artísticas.

Como segundo ramo está o desenho técnico

Definido como uma linguagem gráfica de regras universais, de maneira que os objetos representados estejam sujeitos a um forte componente de precisão e exatidão. Diferentemente do desenho artístico, o técnico exige boa dose de dedicação e estudo até chegar à perfeição.

O terceiro ramo é o desenho geométrico, que consiste na representação gráfica bidimensional ou tridimensional

É muito utilizado no ensino moderno tanto nas escolas técnicas de Engenharia como nas Faculdades de Arquitetura, pois seu domínio é condição quase que indispensável para exercer seu conhecimento de forma adequada.

O quarto ramo é o desenho mecânico, empregado na representação de peças de maquinaria

Dentro deste tipo de desenho é possível diferenciar os três subtipos de planos: os de conjunto que representam uma máquina formada por um conjunto de peças; os de peças que traduzem graficamente o desenho de uma peça específica e os de montagem que incluem as indicações gráficas das peças.

E finalmente em quinto e último lugar temos o desenho arquitetônico

Através desse desenho é que se projetam alterações das paisagens urbanas. Como regra geral, trata-se de representações em escala reduzida do projeto final, cuja finalidade é servir de apoio visual para explicar as modificações que se pretendem fazer.

Neste sentido, dentro do desenho arquitetônico temos uma grande variedade de representações gráficas que servem para desenhar e projetar casas, portos, rodovias, grandes edifícios, centros esportivos e muito mais.

Imagem: iStock. Rawpixel Ltd

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: