Conceito » Saúde » Piolhos (Lêndeas)

Piolhos (Lêndeas) - Conceito, o que é, Significado

Os piolhos são insetos muito pequenos que têm a tendência de buscar o pelo dos animais ou das pessoas. Afetam especialmente as crianças, mas também podem atingir os adultos.

O ovo do piolho se chama lêndea e leva aproximadamente uma semana para se abrir. A partir daí se torna uma ninfa, que é um piolho minúsculo que em cerca de 10 dias se torna definitivamente um piolho. Naturalmente, as lêndeas e os piolhos devem ser removidos do cabelo, pois causam desconforto e coceira.

Técnica para sua eliminação

Embora existam vários procedimentos para sua eliminação, a técnica mais comum consiste em separar o cabelo em quatro seções e cada uma delas é revisada para comprovar se há vestígios de lêndeas ou piolhos. Este tipo de avaliação é feito quando há indícios de insetos encontrados nos cabelos. Deve-se destacar que a coceira no cabelo nem sempre está relacionada com os piolhos, uma vez que podem ser devido a outras causas (por exemplo, caspa ou nervos).

Existe um tipo de pente fino especial que serve para eliminar os piolhos e lêndeas, através dele os mesmos são arrastados e removidos. Assim mesmo, são utilizados alguns produtos que servem como repelente (o óleo da árvore do chá é um dos mais comuns).

Dados relevantes

Um das lendas mais comuns sobre os piolhos é que estes animais voam e saltam. Na verdade, eles são transmitidos apenas pelo contato direto entre uma cabeça e outra. Por esta razão, as crianças que brincam juntas normalmente transmitem de umas para outras.

Vivem aproximadamente 33 dias, mas fora da cabeça apenas entre 24 e 48 horas, pois precisam do calor e da umidade do cabelo para sobreviver.

A fêmea do piolho geralmente põe cerca de seis lêndeas por dia e ao longo de toda sua vida pode por até 150 lêndeas. Assim, vários piolhos são capazes de provocar uma infestação considerável

Os piolhos costumam penetrar o cabelo limpo e não sujo. Estes insetos têm uma substância pegajosa que se adapta melhor ao cabelo limpo. O uso de laquês ou gel no cabelo são elementos que atuam como repelente de piolhos.

A coceira causada por estes insetos se deve porque se alimentam do sangue que circula pelo couro cabeludo. A parte da cabeça que normalmente habitam é a nuca ou atrás das orelhas, pois é o lugar onde encontram ótimas condições de umidade e calor.

Imagem: Fotolia. Travel_Master

Relacionados:

  1. Artrópodes
  2. Libélula
  3. Catarinas (Joaninha)
  4. Heterocromia
  5. Primeira Impressão
  6. Aranhas e a Aranha-violino
  7. Técnica
  8. Hipotiroidismo
  9. Gerascofobia
  10. Ouvido