Conceito » Cultura » Boludo

Boludo - Conceito, o que é, Significado

Embora o espanhol seja uma das línguas oficiais em mais de vinte países e conte com 500 milhões de falantes em todo o mundo, existem certas palavras que se identificam com uma nação específica. O adjetivo boludo é uma particularidade dos argentinos.

Um insulto, muitas vezes, usado de maneira amistosa

A princípio, boludo é um insulto que equivale a tonto, estúpido, cretino, bobo ou idiota. Logicamente, as ações ou palavras relacionadas a um boludo se tornam uma boludez. Apesar de seu significado pejorativo inicial, também pode ser usado em um tom amigável e sem nenhuma conotação depreciativa.

O contexto da linguagem é o que marca a diferença de sua avaliação e interpretação

Assim, quando uma pessoa se dirige a um desconhecido e o chama de idiota é bem provável que esta pessoa considere este ato como um insulto ou uma ofensa. Em compensação, quando dois amigos utilizam este adjetivo pode ser em tom de brincadeira ou até mesmo como uma saudação.

Por outro lado, o tom de voz empregado desempenha um papel importante.

Sua origem pode estar associada à outra palavra tipicamente argentina, pelotudo.

Durante a guerra da independência da Argentina, os gaúchos “montoneros” tiveram um papel proeminente.

Frente às tropas espanholas bem equipadas e com uma indumentária militar convencional, os gaúchos vestiam ponchos, cuecas de cintura subida e suas botas características.

Suas armas de combate eram bem simples e rudimentares: trabucos, lanças, pedras em forma de bola e algumas revestidas com couro e lançadas com uma boleadeira.

Os gaúchos se organizavam em uma formação de três filas: a primeira era composta por aqueles que usavam bolas (os pelotudos), a segunda por quem carregava as lanças (os lanceiros) e a terceira por aqueles que portavam as suas bolas (los boludos). Assim, pelotudos e boludos enfrentavam a cavalaria espanhola e através de suas habilidades conseguiam desequilibrar os cavalos para que seus cavaleiros caíssem no chão. Nesse momento, os lanceiros atacavam os soldados abatidos.

Os gaúchos boludos e pelotudos eram homens valentes, mas que arriscaram suas vidas no campo de batalha. Sua coragem tinha um componente de estupidez e desta maneira as palavras boludo e pelotudo começaram a ser usadas como sinônimo de estúpido.

Há outras interpretações sobre sua origem. Dizem que em certa ocasião o político e militar Manuel Belgrano tentou usar uma boleadeira e acabou se golpeando (seu ato de idiotice provocado pelas bolas se transformou numa boludez).

Além disso, afirma-se que sua origem remota provém do termo grego bolo, que significa bola (assim como as bolas são chutadas, os boludos acabam sendo "bolas" nas mãos dos espertos).

Imagem Fotolia: Marina

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: