Conceito » Ecología » Espeleísmo

Espeleísmo - Conceito, o que é, Significado

As cavernas que se encontram no interior da terra chamam a atenção dos cientistas, pois nelas é possível obter informação geológica valiosa. A disciplina científica que estuda as cavidades naturais é a espeleologia (esta área do conhecimento estuda a origem geológica das cavernas, assim como a ação da água e seus efeitos topográficos ou a fauna subterrânea). Ao mesmo tempo, as cavernas são lugares sugestivos para a prática de uma modalidade recreativa, o espeleísmo. Espeleologia e espeleísmo são termos que compartilham a raiz espeleo, que em grego quer dizer caverna ou cova.

Não existe um limite claro que permite diferenciar a espeleologia do espeleísmo

O montanhismo e a trilha (caminhada) são atividades muito afins, já que ambas são praticadas na natureza. No entanto, o montanhismo tem uma dimensão esportiva e a trilha é eminentemente lúdica.

Algo muito similar ocorre em relação às atividades realizadas nas cavernas. Assim, quando um lugar subterrâneo é explorado com fins científicos, pratica-se a espeleologia, enquanto que uma abordagem mais recreativa é chamada de espeleísmo.

É praticado em um ambiente natural hostil, por isso é necessário maximizar a segurança e usar um equipamento adequado

As cavernas subterrâneas são lugares singulares, porque nelas as temperaturas são muito baixas, a umidade é alta e a visibilidade muito reduzida. Ao mesmo tempo, existem passagens estreitas, galerias e poços. Devido a estas características é imprescindível adotar medidas de segurança para prevenir acidentes.

Quanto ao material, os utensílios básicos são os seguintes: um capacete de proteção com um sistema de iluminação incorporado, um carburador que serve de combustível para a iluminação, um sistema de arreios na cintura e no peito para descer as cavernas, maillons para fechar os arreios, mosquetões para a ancoragem, estribos e pedais para a subida, cordas estáticas, um macacão protetor da umidade e roupa interior adequada.

Turismo com altos níveis de adrenalina

Os turistas amantes da aventura na natureza buscam novas experiências estimulantes. Nos últimos anos, o espeleísmo tem se tornado uma opção interessante. Assim, aqueles que entram nas cavernas subterrâneas têm uma vivência com ingredientes bem atrativos: um lugar misterioso e escuro, a observação de estruturas geológicas únicas (por exemplo, as estalactites) e o desafio de superar todo tipo de dificuldade técnica. Esta versão do turismo de aventura deve ser feita com um guia especializado que conheça os segredos e as dificuldades das cavernas.

Imagem Fotolia: Dudarev Mikhail

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: