Pintassilgo - Conceito, o que é, Significado

O nome científico desta espécie é Carduelis carduelis e esta denominação se deve ao fato de que sua principal alimentação é o cardo (carduelis em latim). Trata-se de uma ave passeriforme, que em termos coloquiais é conhecida como pássaro. Por outro lado, pertence à família dos fringilídeos, ou seja, são os pássaros com bico em forma cônica e que voam fazendo ondulações no ar.

Sua distribuição geográfica também inclui o continente europeu, a África e a Ásia. O pintassilgo adulto mede entre 11 e 13 cm e pesa cerca de 15 gramas. Tem o dorso de cor parda, a cabeça é tricolor e sua cauda é branca e preta. A diferença de aparência entre o macho e a fêmea é muito pequena (por exemplo, a cor avermelhada da cabeça é menos intensa que nas fêmeas).

Curiosidades

- É utilizado para hibridiza-lo com outros fringilídeos, especialmente os canários.

- Antigamente, este pássaro era usado nas galerias subterrâneas das atividades de mineração, pois com o canto do pássaro podiam ser suportadas melhor as duras condições de trabalho.

- Os apaixonados pelo canto dos pássaros valorizam o pintassilgo, pois é uma das aves mais dotadas para a música.

- Alimentam-se de insetos e especialmente sementes, das quais podem ser obtidas facilmente pela forma de seu bico.

- Durante o acasalamento, o macho mostra um comportamento agressivo e com certa frequência ocorrem lutas entre os machos.

- As fêmeas são autênticas expertas na construção dos ninhos. Normalmente cada ninho é formado por uma massa compacta que inclui diversos elementos, como musgos, ervas secas e pequenas raízes. São colocadas penas em seu interior para acomodar melhor suas crias.

- Durante o período de incubação, as fêmeas não se separam do ninho e são alimentadas pelo macho.

O pintassilgo e outros fringilídeos são capturados para organizar concursos de pássaros cantores

Os apaixonados pelos pássaros cantores costumam organizar competições e atividades que mostram as habilidades musicais de cada pássaro. Este tipo de competição é conhecido como silvestrismo. Trata-se de uma tradição milenar e que há referências na mitologia egípcia e grega.

Os silvestristas capturam os pássaros cantores, para isso colocam uma rede com plantas silvestres para atrair os pintassilgos (desta forma são capturados vivos e não recebem nenhum dano). No entanto, os ornitólogos e defensores dos animais se opõem ao silvestrismo, pois esta modalidade de caça coloca em perigo a preservação das espécies.

Imagens Fotolia. Giedriius, Dule964

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: