Conceito » Aprender » Denim

Denim - Conceito, o que é, Significado

Denim é um tipo de tecido resistente feito principalmente de algodão. Este tecido é bem conhecido em todo o mundo, pois com ele são fabricados os populares jeans, assim como outros acessórios de roupas.

Processo de elaboração

A maquinaria da indústria têxtil transforma este algodão em fios. Posteriormente, estes fios são tingidos de cor azul com um corante conhecido como índigo. Na fase seguinte, são colados para tornarem-se mais resistentes.

Na hora da costura os fios azulados são cruzados com outros brancos e por este motivo se chega à combinação denominada denim. Vários tratamentos são aplicados a esses fios mistos: máquinas que limpam o tecido, aplicação de correntes de ar para tornar o tecido mais flexível, processo de estiramento, etc.

Todos estes passos transformam o algodão definitivamente em um tecido mais novo: o denim.

Origem do termo e uma breve pincelada histórica da marca jeans Levi Strauss

A palavra denim vem do francês e se refere a um tecido já usado na Idade Média quando se fabricava tecidos resistentes. Este tecido provia de uma das cidades francesas mais importantes do setor têxtil, a cidade de Nimes. Desta maneira, o termo denim significa precisamente que vem de Nimes.

No século XIX, na Califórnia, muitos dos seus habitantes se dedicavam ao setor da mineração, especialmente na busca do ouro. A febre pelo ouro atraiu milhares de pessoas em todo o mundo. Neste contexto, chegou à Califórnia um jovem chamado Levi Strauss, um comerciante de tecidos, judeu e de origem alemã.

Levi Strauss teve uma ótima ideia: adicionar rebites de cobre ao tecido denim e incorporar zíper e bolsos na parte da frente, transformando-o em uma calça. Em pouco tempo, esta peça de extrema resistência se tornou muito popular entre os mineiros e os cowboys, passando a ser chamada de jeans.

Alguns anos mais tarde, este novo modelo de calça recebeu um remendo de couro na cor vermelha em sua parte traseira com o número 501, representando assim o número do lote de fabricação.

Consequentemente, o jeans é a vestimenta e o denim equivale ao tecido utilizado na fabricação desta peça. Os jeans da marca Levi Strauss são um ícone da moda. Sua popularidade a nível internacional começou com o gênero western a partir da década de 1940 com os atores John Wayne, Robert Mitchum e Randolph Scott. Por volta de 1965, os hippies incorporaram o jeans como peça fundamental de sua vestimenta.

Imagem: Fotolia. pixarno

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: