Matéria (tipos de matéria) - Conceito, o que é, Significado

O termo materiais se refere a tipos de matéria com características especificas. Vale destacar que do ponto de vista físico, se denomina matéria a toda entidade observável com energia, que pode ser medida e localizada de modo espaço-temporal; os materiais representam diferentes tipos de matérias mássicas (medíveis em quantidade). De fato, existem formas de matéria que carecem de massa, como por exemplo, a luz ou a radiação eletromagnética, sendo os materiais formas de matérias mássicas. Eles podem ter diferentes características de acordo com sua composição, em função das propriedades relacionadas.

Em primeiro lugar, os materiais possuem propriedades elétricas que determinam a passagem de uma corrente elétrica. Assim, existem alguns materiais que funcionam como condutores que permitem a fácil passagem de eletricidade e que funcionam como isolantes para evitar a passagem de corrente. E finalmente os que funcionam como semicondutores, ou seja, aqueles que apenas permitem a passagem de eletricidade através de certas condições, como por exemplo, uma determinada temperatura.

Em segundo lugar, os materiais apresentam propriedades mecânicas, ou seja, tem certo comportamento quando se expõem às forças da natureza. Assim, podemos falar da elasticidade, que é a capacidade de recuperar sua forma natural quando deixa de ter efeito à força que o afetava; a plasticidade, que é basicamente o contrário, ou seja, a possibilidade de que o material tenha deformações permanentes; a maleabilidade, que consiste na propriedade dos materiais em poder espalhar-se em lâminas; a ductilidade, que consiste na capacidade de formar cabos; a dureza, que consiste na resistência oferecida; a tenacidade, que consiste na resistência a ser quebrada quando é golpeada.

Em terceiro lugar, os materiais apresentam propriedades térmicas, isto é, mantêm um comportamento no calor. Assim, os materiais podem ter condutividade térmica na medida em que transmitem calor; podem ter fusibilidade, que determina a capacidade que possuem de derreter-se frente ao calor; soldagem, que é a capacidade que possuem de soldar-se; e finalmente podem apresentar dilatação, que consiste na capacidade que possuem de aumentar de tamanho quando se expõem ao calor.

Em quarto lugar, os materiais apresentam propriedades óticas, isto é, possuem certo comportamento diante da luz. Desta maneira, os materiais podem ser opacos, transparentes ou translúcidos, de acordo com o modo que são vistos.

Para finalizar, vale ressaltar que os materiais também apresentam propriedades acústicas conforme transmitem o som, ou propriedades magnéticas, segundo sua capacidade de atrair outros materiais.

O conhecimento de todas estas características e sua aplicação na manufatura de bens é muito importante, à medida que possibilita a resolução de problemas presentes no dia a dia. É por isso que foram criados cursos baseados neste tema de modo exclusivo, a fim de cobrir as necessidades do mercado de trabalho.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: