Conceito » Ecología » Ecovila

Ecovila - Conceito, o que é, Significado

A maioria da população mundial vive em cidade grande. O ritmo das grandes cidades e o estilo de vida estressante não satisfaz a todos e por esse motivo muitas pessoas buscam alternativas mais pacíficas e estimulantes. As ecovilas, também chamadas de ecoaldeias, são uma opção para aqueles que estão cansados com as aglomerações, engarrafamentos e o barulho das cidades. Como o próprio nome indica, a ecovila se refere a uma pequena população em que seus habitantes convivem e trabalham com um espírito ecológico.

Buscando um novo projeto vital

De maneira muito simplificada, pode-se dizer que a vida em uma ecovila é a mesma que a vida no campo. Esta definição é válida, mas totalmente insuficiente. Estão relacionadas com algumas ideias que vão além da vida rural tradicional.

As pessoas que escolhem esta opção normalmente se agrupam com outras para criar uma pequena comunidade. Em muitas ocasiões, formam cooperativas ou associações para reconstruir um povo abandonado e transformá-lo em um lugar habitável.

O ecologismo e o contato direto com a natureza são dois elementos fundamentais para esta alternativa de cidade

Com relação à atividade econômica, seus habitantes se dedicam às tarefas do campo, à pecuária ou alguma atividade artesanal (deve-se destacar que as novas tecnologias permitem que uma pessoa que vive no campo pode trabalhar a distância com total normalidade). Com este pensamento econômico e vital, o que se faz é fugir do consumismo típico das cidades, uma vez que as necessidades materiais básicas são atendidas, mas de maneira equilibrada e sem caprichos desnecessários. Esta atitude expressa explicitamente certa rejeição do capitalismo e de seus valores associados (individualismo, competitividade, propriedade privada, benefício máximo, etc.).

As relações humanas estabelecidas estão longe do modelo urbano, uma vez que são criados laços de cooperação e ajuda mútua entre todos os vizinhos. Como critério geral, existe um espírito de solidariedade nessas comunidades.

Do ponto de vista histórico, o movimento hippie dos anos 60 é considerado o precursor deste modo de vida

De maneira espontânea e sem nenhum tipo de planejamento, os primeiros hippies foram criando suas pequenas comunidades. A maioria deles se instalou em um ambiente rural e saudável para fugir do estresse e do sistema estabelecido.

Com o passar do tempo, as ecovilas incorporaram critérios de sustentabilidade ambiental. Este novo contexto está relacionado à permacultura, um sistema organizacional que combina agricultura, engenharia ecológica e gestão integral de todos os recursos.

Imagens Fotolia

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: