O Acordo de Paris, também conhecido como Conferência de Paris, é um tratado de caráter internacional assinado em 2015 por mais de 190 países. O tema central é a mudança climática, uma realidade que afeta todo o planeta. Esta assembleia internacional traça uma direção para que o futuro da humanidade não esteja ameaçado pelas mudanças climáticas causadas pela ação humana.
Desde a década de 1950 os efeitos nocivos das emissões de dióxido de carbono e os dados alarmantes são conhecidos e têm gerado a necessidade de chegar a acordos a nível internacional.
Um dos objetivos é estabelecer limites em relação ao aquecimento global. Neste sentido, ficou acordado que o processo de aquecimento não superasse os dois graus centígrados e, se possível, que seja de 1,5 graus centígrados.
Um segundo objetivo consiste em aumentar a capacidade dos países para que possam adaptar-se aos efeitos das mudanças climáticas. Em outras palavras, o que se pretende é construir sociedades que sejam capazes de suportar os efeitos das mudanças climáticas.
Como terceiro aspecto, propõe-se um período de transição para a economia não depender do carbono. Ao mesmo tempo, existe um compromisso global para promover o desenvolvimento sustentável no conjunto da atividade econômica.
Os efeitos da mudança climática são conhecidos e todos eles têm um potencial devastador. Assim, espera-se o aumento da desertificação e a presença de todo tipo de desastres naturais. Como estes efeitos são claramente prejudiciais para o planeta, é necessário mudar para um modelo econômico o menos poluente possível. Esta aspiração não é alcançada simplesmente através de novos modelos industriais e energéticos, no entanto, é essencial que haja uma mudança de mentalidade individual e coletiva.
Com o Acordo de Paris houve um salto qualitativo, uma vez que se pretende que as emissões de gases de efeito estufa deixem de ser uma realidade ameaçadora. Para que o Acordo entre em vigor é necessário ser ratificado por 55 países que ao menos representem 55% das emissões globais. Sua entrada em vigor ocorrerá a partir de 2020 e as medidas adotadas nos anos seguintes deverão ser revisadas periodicamente.
Imagem: Fotolia. Ricochet64
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2017). Conceito de Acordo de Paris. Em https://conceitos.com/acordo-paris/. São Paulo, Brasil.