Conceito de Atividade Econômica

Lilén Gomez | Março 2023
Professora de Filosofia

Entendemos por atividade econômica humana o exercício laboral capaz de fornecer ao homem os meios para garantir seu sustento e satisfazer suas necessidades materiais, por meio do intercâmbio com o meio social e natural. As regras que regem a escolha de tais meios são variáveis, o que significa que existem várias opções de utilização de recursos considerados escassos. Nesse sentido, embora o ser humano sempre necessite de uma economia para sobreviver, o tipo de economia e as práticas e processos econômicos nela envolvidas não são necessariamente determinados.

Conceitos gerais dentro da atividade econômica

Em termos gerais, quando falamos de atividades econômicas, nos referimos às atividades que compõem a economia de uma sociedade, resultando na administração dos meios para satisfazer as necessidades dos indivíduos dentro do grupo social, sejam estás materiais (como alimentação e saúde) ou não materiais (como educação e lazer). Sendo assim, as atividades económicas são aquelas através das quais se obtêm os bens e serviços considerados necessários, entendendo-se bem como qualquer meio de satisfazer uma necessidade. Entre as principais atividades econômicas podemos citar, por exemplo, agricultura, pecuária e indústria, pois representam a base produtiva dos diferentes países.

O objeto da economia é, então, administrar os recursos para a produção e distribuição de bens, a serem consumidos ou utilizados pelos membros da sociedade. As escolhas em virtude das quais se organiza esta administração nem sempre estão associadas à escassez dos recursos que devem ser administrados, mas sim, em muitos casos, respondem a outros critérios, como, por exemplo, de ordem moral, quando o que determina a escolha está associado à preferência do que é considerado “bom” sobre o que é considerado “ruim”.

A escassez, por sua vez, é um conceito relativo, pois depende, ao mesmo tempo, da ideia de necessidade, que também é variável. Assim, ao longo da história, as necessidades tidas como básicas foram transformando-se (como é o caso do acesso à informação digital, que nas últimas décadas passou a ser considerado uma necessidade, correlativamente ao desenvolvimento das novas tecnologias de informação, enquanto que, antes da expansão dos meios de comunicação digital, logicamente, não era visto como uma necessidade humana).

Consequentemente, a relação entre a economia, em sentido necessário, e as atividades econômicas humanas, na perspectiva de uma economia institucionalizada, é contingente e condicionada por circunstâncias históricas.

Trabalho vs. Emprego

Atividade-economicaAo se referir à noção de atividade econômica, coloca-se em jogo a ideia de uma ação que modifica o ambiente, seja por meio da transformação da matéria ou de seu deslocamento. Então, as atividades econômicas podem ser produtivas ou distributivas.

Por sua vez, a noção de atividade refere-se amplamente à ação humana, de modo que trabalho e emprego podem ser especificamente distinguidos dentro da atividade econômica. O trabalho é entendido como a atividade exercida pelas pessoas em base a produção de um bem ou a prestação de um serviço, visto como importante para o grupo social. Na medida em que o trabalho, assim entendido, é realizado em troca da obtenção de uma renda (seja como assalariado, empregador ou autônomo), chamamos esse tipo de atividade econômica de emprego.

Por outro lado, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), não são considerados economicamente ativos aqueles que estão desempregados (ou seja, sem emprego registrado ou não registrado), crianças, jovens e pessoas que recebem renda passiva (aposentados, pensionistas, rentistas, entre outros).

Artigo de: Lilén Gomez. Professora de Filosofia, com desempenho em ensino e pesquisa em áreas da Filosofia Contemporânea.

Referencia autoral (APA): Gomez, L.. (Março 2023). Conceito de Atividade Econômica. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/atividade-economica/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre