Conceito » História » Torre Eiffel

Torre Eiffel - Conceito, o que é, Significado

A Torre Eiffel é o símbolo da cidade de Paris e o monumento mais visitado da França.

Apesar de sua fama em todo o mundo, quando a construção começou muitos parisienses foram contra, pois consideravam que era uma construção antiestética que se opunha ao estilo característico da cidade.

Construída para exposição durante a Feira Mundial de 1989, a Companhia de Eiffel ficaria responsável pela torre durante os 20 anos conseguintes como forma de pagamento dos custos de sua construção quando então passaria ao governo para ser desmontada e vendida como sucata. Para nossa sorte Eiffel conseguiu provar sua utilidade como antena de telecomunicação evitando seu desmantelamento.

Até a construção do edifício Chrysler, em Nova York, em 1930 era o edifício mais alto do mundo.

Uma construção épica digna da comemoração do centenário da Revolução Francesa

Ao contrário do que normalmente se acredita habitualmente, Gustavo Eiffel não foi o engenheiro responsável pelo projeto da torre, mas sim Maurice Koechlin e Emile Nouguier. Após Eiffel comprar a patente do projeto ele o apresentou em uma competição aberta com o objetivo de construir uma estrutura de destaque para Feira Mundial em celebração ao centenário da revolução francesa.

Em sua construção, que durou dois anos e dois meses, foi necessário o trabalho de mais de 300 trabalhadores qualificados, das quais foram empregados cerca de 18.000 peças de ferro forjado e cerca de dois milhões de rebites. Quando finalizada, a torre de metal de 300 metros divididos em 3 plataformas possibilitava uma vista em 360 graus da cidade de Paris bem como era facilmente vista de diferentes pontos da cidade.

No dia de sua inauguração, em 31 de março de 1889 ainda não havia sido concluída a construção dos elevadores, por isso para acessar o topo era necessário subir seus 1710 degraus. A torre Eiffel foi aberta ao publico no dia 06 de maio de 1889, contando com a visita de quase 30.000 pessoas. Hoje ela é visitada por mais de 7 milhões de turistas ao ano.

Muito mais que um monumento turístico, havia no interior da torre três restaurantes, um gabinete de imprensa, um laboratório científico, uma estação de correios e um apartamento privado no topo.

Curiosidades que trazem mais charme a “Iron Lady”

Em uma das capitais mundiais da moda e estilo a torre Eiffel não poderia ficar de fora e ao longo dos anos sua pintura tem acompanhado as tendências da cidade sendo sua cor original na inauguração marrom avermelhado já tendo sido amarela, castanha e atualmente marrom.

A torre Eiffel serviu por quase 11 anos de outdoor para uma importante empresa automobilística brilhando todas as noites o nome da CITROEN em três de seus campanários.

A torre conta com mais de 100 antenas que emitem emissoras de radio e televisão de todo o mundo.

Imagem: Fotolia. samott

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: