Conceito » Cultura » Equitação

Equitação - Conceito, o que é, Significado

A ação de montar a cavalo pode ser feita como um entretenimento, no contexto militar, como terapia para pessoas com deficiência ou então como disciplina esportiva. A equitação, também chamada de hípica, é um esporte equestre que conta com três modalidades diferenciadas: adestramento, saltos de obstáculos e concurso completo.

Adestramento

Realiza-se em uma pista de 20 x 60 m e consiste num cavaleiro fazer com que o cavalo mova suas patas de diferentes maneiras e com a maior harmonia e beleza possível. Existem três movimentos ou ares: passo, trote e galope (entre o passo e o trote também pode trotinar).

O binômio cavaleiro-cavalo executa uma série de ares como Piaffe ou Passage e a harmonia com a qual se comunicam é avaliada por alguns juízes. O adestramento está integrado aos Jogos Olímpicos desde a sua edição em Estocolmo, em 1912, e se trata de uma disciplina onde homens e mulheres competem de maneira conjunta.

Saltos de obstáculos

Como seu próprio indica, o cavaleiro e seu cavalo devem cruzar uma série de obstáculos ao longo de um percurso dentro de uma pista. O vencedor da prova é aquele que derruba o menor número de obstáculos no menor tempo possível. Esta modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos desde a edição de Paris em 1900.

Os saltos de obstáculos também estão integrados a outro esporte olímpico: o pentatlo moderno. Esta disciplina é formada por cinco provas: os mencionados saltos mais o tiro de pistola, a esgrima, a natação e a corrida.

Concurso completo

Esta disciplina inclui três competições diferenciadas: adestramento, cross-country e salto. As três provas são realizados ao longo de três dias e o cavaleiro tem a obrigação de montar sempre o mesmo cavalo. Esta modalidade é também um esporte olímpico.

Terminologia básica

Como todos os esportes, a equitação tem seu próprio vocabulário. O cavalo precisa ter uma sela de montaria, rédeas e um bridão para conduzi-lo e estribos para apoiar os pés. O bocado é a parte do bridão que se introduz na boca do cavalo. A tarefa de colocar as peças ou arreios é chamada de ajaezar.

A arte clássica da equitação é também conhecida como alta escola. A extremidade direita de um obstáculo é marcada com uma bandeira vermelha e a extremidade esquerda com uma branca. As raças de cavalos são classificadas de acordo com sua cor e pelagem e alguns deles são alazán, albino e bayo.

No mundo da equitação, os cavalos são divididos de acordo com seu temperamento: "sangue frio", "sangue quente" e "sangue morno", sendo estes últimos mais valorizados para a maioria das competições esportivas. As regras estabelecidas pela Federação Hípica Internacional são conhecidas como escalas.

Imagem: Fotolia. Mauro Rodrigues

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: