Conceito » Cultura » Moulin Rouge

Moulin Rouge - Conceito, o que é, Significado

O Moulin Rouge é definitivamente o teatro de cabaré mais lendário da cidade de Paris. Desde 1889, todas as noites há um colorido espetáculo musical. Em seu palco é possível apreciar o ilustre cancan francês e a performance dos bailarinos vindos de todos os cantos do mundo.

O cancan francês é a atuação estrelar do Moulin Rouge

O critério para escolher os bailarinos é através da sua resistência. Na verdade, as garotas devem ter um padrão perfeito e medir mais de 1,75. Um dos testes mais difíceis é a roda, um elemento coreográfico imprescindível para dançar o cancan. A grande maioria das bailarinas e os dançarinos aspirantes são eliminados na primeira prova de seleção.

Nos primeiros anos após sua abertura, as bailarinas eram jovens empregadas que durante a noite subiam ao palco para divertir-se e provocar os espectadores com dança do cancan. Deve-se destacar que, no final do século XIX, esta dança representava uma crítica mordaz aos desfiles militares e ao clero, por outro lado, quando as bailarinas levantavam a saia e mostravam o bumbum pretendiam dizer que apenas elas eram donas do seu corpo. Em relação ao seu conteúdo simbólico, o cancan se tornou tão popular por suas conotações eróticas, pois naqueles anos era quase que impossível ver as pernas femininas de fora.

Dados curiosos

- O teatro está situado na colina Montmartre, no chamado bairro da luz vermelha de Pigalle, um distrito de Paris que antigamente era uma localidade independente da cidade. O edifício é conhecido como Moulin Rouge por razões óbvias: em seu exterior aparecem as aspas de um moinho de vento e a fachada está pintada de cor vermelha.

- Em seus primeiros anos, o Moulin tinha um quintal onde havia uma escultura oca de um elefante e no seu interior eram realizados espetáculos particulares destinados à alta sociedade parisiense.

- A popularidade do Moulin Rouge atingiu uma dimensão internacional quando pintores como Toulouse-Lautrec e Renoir imortalizaram algumas das cenas do cabaré no início do século XX, na conhecida Belle Époque.

- Sua longa história também teve momentos trágicos, especialmente o incêndio que destruiu o teatro em 1915, uma circunstância que provocou seu fechamento durante dez anos. Durante a Segunda Guerra Mundial as apresentações musicais foram suspensas e o Moulin se tornou um salão de dança para os parisienses.

- A história deste cabaré foi resgatada em 2001 com o filme musical Moulin Rouge. No filme, conta-se a história de uma bailarina no início do século XX.

- Na atualidade, o Moulin Rouge oferece dois espetáculos diários e os espectadores podem desfrutar de um seleto menu da alta cozinha francesa.

Imagem: Fotolia. Katsiaryna

Relacionados:

  1. Dança Moderna
  2. Balé
  3. Auditório
  4. Artes Cênicas
  5. Medo de Palco
  6. Dramaturgia
  7. Cinema
  8. Diorama
  9. Cumbia
  10. Stand Up