Desenvolvimento Sustentável - Conceito, o que é, Significado

Desenvolvimento-SustentavelNos anos 80, o âmbito das relações internacionais passou a abordar um problema global: o desenvolvimento econômico e social da humanidade estava deteriorando gradativamente o meio ambiente. E esta situação é expressa em diferentes aspectos: através da poluição crescente, por causa do desmatamento, da ameaça de espécies, da mudança climática como consequência da ação humana, entre outros. Diante dessa realidade, começou a falar-se da necessidade de manter um desenvolvimento sustentável. Isso significa que não é viável frear o crescimento e desenvolvimento econômico, mas é importante fazê-lo de modo racional, de maneira que o progresso não venha acompanhado da destruição de recursos.

A expressão Desenvolvimento Sustentável

O inglês é o idioma da globalização e em certas ocasiões os conceitos e expressões utilizadas em nosso dia a dia derivam justamente do inglês. Neste caso, o termo desenvolvimento sustentável é sinônimo de sustainable development. Curiosamente, enquanto na Espanha este termo é trazido como desarrollo sostenible, no mundo latino-americano é mais comum traduzi-lo como desarrollo sustentable.

Uma realidade que atinge toda a humanidade

O ser humano transforma a natureza para sobreviver. Durante milhares de anos este processo não teve grande impacto no meio ambiente. Entretanto, o século XX ficou marcado pela deterioração do meio natural. Ao mesmo tempo, tem demonstrado relação direta entre o progresso tecnológico e industrial, assim como uma série de ameaças meio-ambientais.

Para um desenvolvimento sustentável

O desajuste entre o campo socioeconômico e o meio-ambiental tem ativado uma série de medidas para solucionar esta degradação. Assim, o desenvolvimento sustentável pode ser expresso em vários sentidos. Em primeiro lugar, na tomada de consciência individual e coletiva. Em segundo lugar, a necessidade de atuar de forma individual e no local, por exemplo, se milhares de indivíduos assumem o compromisso pessoal e cotidiano de reciclar o vidro, esta ação multiplicada trará efeitos positivos em termos globais.

O consumo responsável é outro dos aspectos fundamentais em um desenvolvimento sustentável. Isso estabelece uma tomada de consciência sobre o que consumimos e o uso dos bens que adquirimos. Vamos pensar em uma praia idílica na qual os turistas vão passear e no final do dia deixam sacos de comida, latas e papéis por toda a areia. Este desperdício pode acabar no mar trazendo um impacto negativo sobre as espécies e todo o ecossistema. Este simples exemplo coloca em destaque uma ideia: o desenvolvimento sustentável é uma necessidade que tem relação com o indivíduo, com as comunidades e com o conjunto da humanidade.

Foto: iStock, franckreporter

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: