Conceito » Política » Acordo

Acordo - Conceito, o que é, Significado

Há um acordo quando ocorre um consenso de colaboração entre várias partes. Assim, se duas pessoas chegam a um pacto com algum propósito, significa que estão criando um tipo de vínculo ou relação. Da mesma forma, duas ou mais organizações entram em um acordo quando firmam algum pacto de relacionamento, seja social, econômico ou político.

Independentemente de quem sejam os protagonistas do consenso ou pacto, em todo acordo há um compromisso compartilhado por cada uma das partes integrantes

Deve-se ressaltar que se trata de convênio e, portanto, todas as partes envolvidas devem colaborar de maneira ativa.

Por outro lado, neste tipo de aliança ocorre um ganho mútuo, uma vez que as partes envolvidas conseguem velar por seus próprios interesses.

Observando exemplos para explicar o termo

O acordo pode ocorrer em qualquer esfera da sociedade, mas geralmente acontece entre entidades com um aspecto social. Assim, um grupo de partidos políticos diferentes, mas com elementos em comum decidem aliar-se em uma plataforma coletiva porque entendem que esta estratégia é benéfica para todos em seu conjunto. Em outras palavras, seu acordo de colaboração obedece a uma razão simples: a soma de todos é mais eficaz que a capacidade individual de cada grupo.

No campo da educação existe uma modalidade específica, o ensino acordado. Este acordo concerto consiste em um pacto entre duas partes: a administração do Estado e algumas escolas privadas. Desta maneira, a administração é responsável pelos custos da atividade educacional (por exemplo, os salários dos professores) e em troca desta ajuda a escola se compromete com uma série de obrigações (por exemplo, a gratuidade do ensino).

Em poucas palavras, no acordo educativo fica estabelecida uma série de direitos e obrigações que devem ser respeitadas por ambas as partes.

Nos assuntos relacionados ao emprego é comum que as organizações empresariais, sindicatos e governos mantenham um diálogo contínuo para alcançar acordos sobre salários e condições de trabalho. Quando isso acontece, fala-se sobre o acordo social. A ideia destes fóruns é bem clara: para chegar a algum tipo de acordo que permite estabelecer um quadro geral de atuação. Em geral, todo o acordo social busca fórmulas de compreensão a partir das quais as relações de trabalho são frutíferas para cada um dos setores envolvidos.

Imagem: Fotolia. pressmaster

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: