Necessidade - Conceito, o que é, Significado

NecessidadeO ser humano tem necessidades prioritárias e outras que são secundárias. As prioritárias são o direito à moradia, vestuário e uma alimentação saudável. Em termos emocionais também existem necessidades básicas como a necessidade de receber amor e carinho. Todo ser humano tem a necessidade interior de ser amado.

As necessidades prioritárias são aquelas que precisam ser atendidas para poder ter um bem-estar que seja a base para a realização dos principais objetivos. As necessidades secundárias são aquelas que podem esperar, por exemplo, os caprichos. É importante ter clara a ordem das prioridades para ter uma melhor visão da felicidade. Para a humanidade também é um aprendizado que fortalece o fato de renunciar a certos caprichos a fim de um bem maior.

A partir de outro ponto de vista, o conceito de necessidade se contrasta à contingência. É necessário algo assim quando não pode ser de outra maneira. Toda necessidade mostra como é importante atender determinada carência. A necessidade de receber amor por parte do coração do homem mostra a parte social do ser humano. Neste sentido, a absoluta solidão e a falta de relações sociais são uma carência que provoca dor.

Uma pessoa analisa uma carência com o objetivo de atender essa necessidade. A sociedade consumista tem dado lugar a uma série de necessidades artificiais que não são indispensáveis para viver e que, no entanto, para os seres humanos do século XXI seria difícil imaginar sua vida sem um telefone celular ou acesso à internet.

Isto é, as necessidades também se enquadram dentro do período histórico que uma pessoa vive. A sociedade de hoje é marcada pelo poder da tecnologia que revolucionou até mesmo as relações pessoais como mostra o poder das redes sociais, o que facilita o contato entre amigos, mesmo que estejam a quilômetros de distância. Há pessoas que sentem certa dependência sobre os meios tecnológicos, ou seja, consideram que isso se trata de uma necessidade.

Entretanto, é muito importante uma pessoa refletir sobre esse assunto com o objetivo de não se tornar escrava de uma série de necessidades, mas que seja dona de si mesma e assuma o controle de seus desejos para poder priorizar e ser livre de verdade. Por exemplo, usar o telefone celular é ótimo, mas se por acaso uma pessoa se sente ansiosa por ter esquecido o telefone em casa, significa que algo não está bom.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: