Protocolo de Kyoto - Conceito, o que é, Significado

O aquecimento global provocado pelo efeito estufa está ocasionando todo tipo de problema que afeta o conjunto do planeta. Entre estes problemas, podemos destacar três: mudanças climáticas que desestabilizam os processos naturais, uma acelerada desertificação de territórios amplos e o desaparecimento das geleiras de forma gradual.

Esta situação não acontece de maneira espontânea, sendo a ação humana que a provoca.

O protocolo de Kyoto é um convênio da comunidade internacional para combater os efeitos das mudanças climáticas

Em 1997, a ONU lançou o chamado Protocolo de Kyoto a fim de reduzir significativamente as emissões associadas ao efeito estufa. Este acordo foi ratificado inicialmente por mais de 150 países. No entanto, há nações que geram altos níveis de poluição que não ratificaram o convênio, tais como Estados Unidos, Austrália, Canadá, China e Rússia.

A ideia fundamental do Protocolo é iniciar um novo rumo globalizado em relação às mudanças climáticas.

Este acordo geral contém objetivos específicos para que os países mais industrializados reduzam as emissões do efeito estufa provocados pela ação humana nos processos industriais.

Por outro lado, o Protocolo tem o propósito de abordar os problemas globais que afetam o meio ambiente.

Apesar dos objetivos estarem bem definidos, pode-se afirmar categoricamente que não foram alcançados. Na verdade, em 2012, as emissões de dióxido de carbono cresceram significativamente em relação às décadas anteriores.

Uma nova tentativa de acordo global

No ano de 2015 houve a Conferência de Paris a respeito das mudanças climáticas com o objetivo de redirecionar a tentativa fracassada do Protocolo de Kyoto. Nesta nova cúpula sobre o clima, pretende-se evitar o aumento da temperatura em mais de dois graus antes de 2020. Se este limite for ultrapassado, os efeitos do aquecimento podem ser catastróficos.

Por outro lado, nesta cúpula, buscou-se o compromisso dos países desenvolvidos e daqueles que estão em processo de desenvolvimento. Uma das medidas propostas foi criar um fundo verde do clima para ajudar os países mais vulneráveis.

Tanto o Protocolo de Kyoto como a Conferência de Paris são propostas que planejam um desafio para toda a humanidade. Especialistas em climatologia argumentam que até o final do século pode ocorrer uma situação dramática se não forem tomadas as medidas necessárias.

Imagem: Fotolia. Gunnar Assmy

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: