Tratado de Paris de 1898 - Conceito, o que é, Significado

Na última década do século XIX, a Espanha perdeu suas últimas colônias na América e o domínio sobre as Filipinas. Em novembro de 1898, as delegações diplomáticas de Estados Unidos e Espanha se reuniram na capital da França para acordar os termos de um tratado de paz que pusesse por fim à guerra entre as duas nações.

As condições impostas pelos Estados Unidos foram finalmente aceitas pelo governo da Espanha

A delegação norte-americana propôs as seguintes condições:

1) a cessão de Cuba, Porto Rico, a ilha de Guam (atual ilhas Marianas) e o arquipélago filipino;

2) rejeição à transferência de dívida financeira relacionada a estes territórios;

3) a não aceitação de possíveis reivindicações econômicas derivadas da dívida;

4) a proposta de uma única compensação econômica para a Espanha no valor de 20 milhões de dólares.

O governo espanhol considerou que as condições eram injustas, mas acabou aceitando-as integralmente, uma vez que o governo norte-americano ameaçou retomar a guerra se as suas condições não fossem aceitas.

Consequências do Tratado de Paris

A partir desse momento os Estados Unidos começaram uma nova caminhada como grande potência mundial. Desde então, impôs sua lei em Cuba, Porto Rico e Filipinas e as três nações se tornaram "delegações" do novo império.

Na Espanha as consequências foram bem diferentes. No plano econômico, o comércio de matérias-primas com as antigas colônias enfraqueceu notavelmente.

Na sociedade espanhola a derrota militar foi vivida como um desastre nacional. Os intelectuais expressaram suas preocupações e criaram espontaneamente a chamada Geração de 98.

"Mas se perdeu em Cuba" e "os últimos das Filipinas"

Estas duas expressões são precisamente do Desastre de 98 e ambas continuam sendo utilizadas na linguagem coloquial.

Quando uma pessoa reclama de tudo e segue insatisfeita com seu destino, é provável que alguém a console lembrando-a que não é para tanto assim e que é preferível não lamentar-se de maneira excessiva. Neste contexto, utiliza-se a expressão "mas se perdeu em Cuba”

Quando uma pessoa ou um grupo mantém uma postura de resistência e não quer aceitar a derrota ou a inutilidade de suas ações, significa que agindo como os últimos das Filipinas. A guerra no arquipélago terminou em novembro de 1898 e o Tratado de Paris foi assinado em dezembro, mas um grupo reduzido de soldados espanhóis se manteve lutando durante mais de meio ano porque acreditavam que as notícias do fim da guerra eram falsas (quando finalmente se renderam o governo filipino renunciou para transformá-los em prisioneiros e puderam regressar à Espanha onde foram recebidos como autênticos heróis).

Imagem: Fotolia. popaukropa

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: