Temperatura - Conceito, o que é, Significado

TemperaturaA temperatura é uma medida utilizada para referir-se à quantidade de calor que irradia um objeto ou ambiente. Em uma medição, o elemento utilizado é o termômetro que dependendo da área que está sendo desenvolvida apresenta uma confiabilidade variável. Assim, por exemplo, para medir a temperatura corporal costuma utilizar-se um termômetro de mercúrio, que recebe este nome pelo fato de conter mercúrio e assim variar suas condições físicas no calor, ocupando mais espaço e recorrendo a uma série de marcas que explicam a temperatura.

À medida que a temperatura é um modo de medir calor, pode-se dizer que é uma maneira de medir de certa forma a energia. De fato, segundo a termodinâmica o calor é apenas uma forma de energia que pode derivar de outras formas, até porque ela nunca se perde e sim se transforma. Na verdade, a vida no planeta se deve em boa parte ao fato das plantas poderem utilizar o calor do sol para gerar energia e fabricar seu próprio alimento, dando lugar à primeira etapa da cadeia alimentar.

O homem e os mamíferos em geral são capazes se conseguir manter sua temperatura, adaptando-se ao ambiente que vivem. Assim, quando o exterior tem uma temperatura baixa para os parâmetros do corpo humano, utiliza-se mais energia para mantê-lo estável. Pelo contrário, quando o calor externo é superior à temperatura do organismo, existem vias para conseguir mantê-lo nos mesmos níveis de calor, como por exemplo, através do suor. Neste caso, consegue-se que o liquido quando em contato com o ar funcione como uma espécie de refrigeração; no entanto, esta regulação interna da temperatura se vê afetada quando se entra em sono profundo.

No caso dos animais de sangue frio, esta regulação é vedada porque a dependência do clima externo se torna agudo. Este é o principal motivo ao ver uma grande quantidade de répteis expostos ao sol durante um longo período de tempo. Alguns deles, como por exemplo, os crocodilos, se submergem na água durante a noite porque ela baixa a temperatura.

Está comprovado ao longo dos anos, durante os últimos dois séculos, que a temperatura media do planeta está aumentando gradativamente. Esta circunstância se deve ao aumento da produção industrial que agrava o efeito estufa. Pensando no futuro, este problema deve ser resolvido imediatamente para evitar maiores problemas e consequências graves.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: