O ar que envolve a Terra é conhecido como atmosfera. A camada de gás que reveste o planeta é atraída pela força da gravidade e pelo efeito das baixas temperaturas.
A atmosfera da Terra nem sempre foi a mesma, mas sua formação é resultado de um processo de milhões de anos. Inicialmente era formada por hidrogênio e hélio.
Em uma fase seguinte, o planeta foi bombardeado por uma grande quantidade de meteoritos que terminaram em uma intensa atividade tectônica e vulcânica. Os gases liberados na fase anterior criaram uma atmosfera secundária com dióxido de carbono, nitrogênio e gases sulfurosos. Finalmente, foi a própria natureza que mudou a estrutura da atmosfera.
Sua estrutura química é a seguinte: 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de argônio, dióxido de carbono, vapor de água, ozônio e partículas sólidas. Todos estes elementos são a base da vida em nosso planeta.
Por um lado, o oxigênio da atmosfera é aquele que permite às plantas e aos animais transformarem sue alimento em energia, por outro lado, o dióxido de carbono é utilizado pelas plantas para produzir alimento, da qual dependem os animais. Embora esta composição seja estável, é necessário lembrar que ocorrem alterações na atmosfera por causa da intervenção humana.
1) troposfera: onde a temperatura baixa de maneira progressiva e por onde acontece a maioria dos fenômenos meteorológicos;
2) estratosfera: onde a temperatura é constante até o 50 km, os gases formam camadas e nela se encontra a camada de ozônio que nos protege dos raios ultravioletas do Sol;
3) mesosfera: onde a temperatura aumenta de maneira abrupta e em seguida cai até os -75 graus centígrados;
4) termosfera ou ionosfera: está situada entre os 80 e o 500 km chegando a alcançar temperaturas superiores aos 1500 graus centígrados;
5) exosfera: situado a partir do 500 km, constitui a parte da atmosfera que entra em contato com o espaço externo, considerando que não há gases e consequentemente o ar não tem propriedades nenhum mudanças de temperatura.
O tipo de relações humanas gera um ambiente determinado, também conhecido como atmosfera. Há tantas atmosferas sociais como contextos humanos. Existem atmosferas agradáveis e tranquilas, de tensão, violência, ódio ou festeiras.
Na literatura, os escritores tentam criar uma atmosfera para que o leitor viva os acontecimentos com mais intensidade. Quando uma pessoa é incomodada em um algum lugar por um motivo qualquer é provável escutar que não se respira nesse local uma boa atmosfera.
Imagem: Fotolia. harvepino
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jun., 2017). Conceito de Atmosfera. Em https://conceitos.com/atmosfera/. São Paulo, Brasil.