Conceito » Ciência » Equilíbrio Térmico

Equilíbrio Térmico - Conceito, o que é, Significado

Quando dois corpos de temperaturas distintas mantêm contato tende a uma propagação de calor de um corpo para o outro. Isto significa que um deles aumenta sua temperatura e o outro diminui.

No entanto, esta situação não é permanente, mas chega a um ponto de limite onde não há mais troca de calor. Este ponto é precisamente o equilíbrio térmico.

Nivelamento das temperaturas e a lei do equilíbrio zero da termodinâmica

Em todo fenômeno de equilíbrio térmico há um nivelamento da temperatura. Assim, ao misturar água quente com água fria o resultado final é água morna, o que representa um ponto de equilíbrio da temperatura.

Ao atingir o equilíbrio térmico entre dois corpos ocorrem dois fenômenos paralelos:

1) desaparece o fluxo de calor;

2) a temperatura se mantém estável, em outras palavras, através do contato térmico o calor se detém no momento em que os corpos atingem a mesma temperatura.

Estes dois processos fazem parte da denominada teoria do calor.

Se uma xícara de café é deixada para esfriar ou uma bebida gelada é aquecida de maneira gradual, em ambos os casos ocorre a lei do equilíbrio zero da termodinâmica. Esta lei determina que se um corpo é colocado em contato com outro que tem uma temperatura diferente, o calor é transferido do corpo com maior temperatura ao corpo de temperatura mais baixa até que ambos atinjam a mesma temperatura.

Quando não há transferência de calor, costuma-se dizer que os dois corpos atingiram seu ponto de equilíbrio térmico. A lei do equilíbrio zero permite entender a temperatura não a partir das propriedades de uma substância, mas sim em função da termodinâmica.

A homeostase e o equilíbrio térmico

Os organismos interagem com o meio ambiente. A temperatura interna de um animal depende de dois fatores: a temperatura exterior e como a mesma afeta a temperatura do corpo. O mecanismo da homeostase é responsável para equilibrar todas as funções vitais e, por conseguinte, também a temperatura corporal em níveis adequados.

Se um indivíduo se encontra em uma situação com temperatura ambiente muito baixa, seu sistema homeostático terá que reagir de alguma forma: aumentando a atividade física, buscando o calor do sol ou consumindo alimento. Estas estratégias permitem um equilíbrio térmico adequado.

Nos seres humanos, o controle da temperatura corporal ocorre no cérebro, mais particularmente no hipotálamo. Esta parte do cérebro funciona como um termostato que equilibra a perda de calor do corpo humano.

Imagem: Fotolia. aeroking

Relacionados:

  1. Calorimetria
  2. Termodinâmica
  3. Escalas de Temperatura
  4. Energética
  5. Temperatura
  6. Temperatura Corporal
  7. Termorregulação
  8. Friorento
  9. Troposfera
  10. Calor