Escalas de Temperatura - Conceito, o que é, Significado

As mudanças na temperatura trazem consequências sobre as propriedades físicas ou químicas da matéria. Neste sentido, um aumento ou diminuição na temperatura pode produzir uma variação no comprimento, volume ou cor de um corpo. Estas e outras mudanças podem ser medidas com um termômetro que determina o grau de frio ou calor de um corpo.

No início do século XVII, vários cientistas tentaram criar um sistema para medir a temperatura dos gases e dos líquidos

O inventor do termômetro foi o italiano Galileu Galilei, no início do século XVII. O primeiro medidor térmico se baseava na expansão de um gás, mas com o passar do tempo começaram a ser usados termômetros de mercúrio. Na atualidade, existem vários dispositivos para medir a temperatura e para isso eram utilizados sensores externos. Em cada instrumento de medição existem indicadores, que correspondem a uma escala de temperatura determinada.

As três escalas de temperatura mais empregadas

Para que os conceitos de frio e calor não fossem subjetivos, era necessário introduzir uma escala que medisse o calor de um corpo de maneira precisa.

1) Na escala de Reanumur, o ponto de congelamento da água recebeu um valor de zero graus e o ponto de ebulição atingia os 80 graus. Esta forma de medição deixou de ser usada no século XIX, pois foi substituída por outras.

2) A escala Celsius recebeu esta denominação através do cientista sueco Anders Celsius (1701-1744). Nela, o grau 0 representa o ponto de congelamento da água, enquanto o 100 corresponde ao seu ponto de ebulição.

3) A escala Kelvin, também conhecida como escala absoluta, é normalmente utilizada para comprovar o comportamento dos gases. Em outras palavras, mede-se a pressão de um gás com um volume constante e uma variação de temperatura. Nos graus Kelvin, o zero absoluto corresponde a -273 graus Celsius.

Na escala Fahrenheit o ponto de fusão da água atinge os 32 graus de temperatura, enquanto que o ponto de ebulição é de 212 graus

Esta forma de medição de temperatura é utilizada nos países anglo-saxões, mas pouco a pouco este sistema está sendo deslocado em favor do sistema internacional.

A temperatura é uma magnitude física e está diretamente relacionada à energia das partículas que formam os diferentes corpos.

Quanto mais se movem as partículas de um corpo, maior é sua temperatura.

Deve-se destacar que a temperatura não tem limite máximo, mas sim um limite mínimo. Neste caso, fala-se do mínimo absoluto.

Imagem: Fotolia. gomolach

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: