Conceito » Ciência » Troposfera

Troposfera - Conceito, o que é, Significado

A atmosfera que rodeia a superfície da Terra apresenta várias camadas. Neste sentido, a troposfera é a camada mais próxima da superfície terrestre. A temperatura desta camada diminui gradualmente quanto maior a altura. Por outro lado, os diversos fenômenos meteorológicos que formam o tempo ocorrem na troposfera.

Quando falamos de clima, este conceito inclui o tempo médio durante um grande número de anos. Isso significa que o tempo varia de um dia para o outro, mas o clima permanece estável.

Camadas da atmosfera

Depois da troposfera vem uma próxima camada, a estratosfera. Nela a temperatura aumenta progressivamente quanto maior a altitude.

Após a estratosfera existe uma nova camada: a mesosfera. Nela a temperatura diminui à medida que a altitude aumenta, podendo atingir -90 graus celsius.

A quarta camada é conhecida como a termosfera, Nela o ar é muito leve e a temperatura muda dependendo da atividade solar (se o Sol estiver ativo, as temperaturas atingem os 1500 graus celsius).

Deve-se destacar que a termosfera inclui outra região específica: a ionosfera.

A troposfera e os fatores que determinam o tempo

As mudanças meteorológicas que ocorrem na troposfera se devem a vários fatores: temperatura, precipitações, frentes, tipos de nuvens e força do vento.

A temperatura atmosférica na Terra oscila entre - 80 graus celsius nos polos terrestres e 50 graus celsius nos territórios desérticos.

Dependendo do tipo de nuvem, temperatura e umidade ocorrem diferentes tipos de precipitações.

A precipitação em forma líquida é conhecida como chuva ou chuvisco e a precipitação em forma sólida é conhecida como granizo ou neve.

As frentes meteorológicas estão divididas em fria ou quente

A frente fria é vista como uma zona de mau tempo que se forma quando uma massa de ar frio colide com uma massa de ar quente. O termo frente foi retirado da terminologia militar e se refere à colisão de duas massas de ar.

Os tipos de nuvens também determinam o tempo meteorológico. Existem seis tipos de nuvens: stratus, cumulus, stratocumulus, altostratus, altocumulus e cumulonimbus.

Por último, as mudanças na troposfera são produzidas pela ação do vento que se forma a partir de correntes de gases. Estas são produzidas pelas diferenças de temperatura causadas pela energia do Sol que afeta a Terra quando gira sobre seu eixo.

Imagem: Fotolia. tomek

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: