Conceito » Ciência » Temperatura Corporal

Temperatura Corporal - Conceito, o que é, Significado

A temperatura corporal é o grau de calor do corpo. Os seres humanos contam com mecanismos que nos permitem manter uma temperatura dentro dos limites restritos, mesmo havendo grandes flutuações em seu entorno. Esta propriedade dos mamíferos compartilhada com as aves nos torna animais homeotérmicos.

Em condições normais, a temperatura dos humanos alcança entre 36,5 e 37,4 ° C. Existe variações ao longo do dia que fazem a temperatura subir no período da tarde e cair em seu ponto mais baixo entre as duas e quatro horas da manhã.

A temperatura corporal é regulada pelo hipotálamo

O cérebro conta com uma série de estruturas que lhe permitem obter informação sobre a temperatura do corpo e a temperatura externa. Em seu interior se encontra um núcleo conhecido como hipotálamo, que é o centro regulador da temperatura, capaz de determinar a temperatura do corpo através do calor obtido pelo fluxo de sangue que circula pelas artérias cerebrais, da mesma forma que recebe sinais do exterior graças às terminações nervosas que chegam dos receptores, uma espécie de sensores localizados na pele.

Graças a um complexo processo, o hipotálamo é capaz de ativar sistemas que permitem que o calor seja mantido ou dissipado, conseguindo assim regular a temperatura do corpo.

Quando a temperatura aumenta, ocorrem mudanças no diâmetro dos vasos sanguíneos e no fluxo sanguíneo através da pele ativando certos processos como a transpiração, o que permite perder calor e baixar a temperatura corporal.

Pelo contrário, quando a temperatura diminui os mecanismos opostos se iniciam, os vasos sanguíneos se contraem para desviar o fluxo de sangue da pele para os órgãos internos, isso vem acompanhado de tremor como mecanismo de contração muscular para produzir calor, assim como a ereção dos pelos que tem como objeto isolar o organismo do meio. Estas alterações permitem manter a temperatura.

Aclimatação da temperatura corporal

Ao submeter o organismo às variações da temperatura do ambiente, ativam-se inicialmente os mecanismos de regulação, o que pode causar algum desconforto, especialmente se o ambiente estiver quente. Produz uma resposta como a dilatação dos vasos sanguíneos para perder calor, o que pode ocasionar sintomas como dor de cabeça, sensação de peso, vermelhidão e taquicardia.

Quando a exposição ao calor é mantida ocorre o fenômeno da aclimatação, com o qual os mecanismos de perda de calor se tornam cada vez menos perceptíveis, o que faz com que o indivíduo se sinta mais confortável a uma temperatura não habitual com o passar dos dias.

A febre é o principal transtorno da temperatura corporal

É possível que o hipotálamo seja afetado ocorrendo um "desajuste" do termostato interno, isso ocorre no transcurso de algumas infecções, assim como diante do uso de medicamentos e alguns distúrbios internos, originando a febre.

Nestes casos, o corpo conta com seus mecanismos de ajuste de temperatura que funcionam normalmente, no entanto, o hipotálamo tem a temperatura elevada considerada como normal e a partir daí são feitos ajustes para mantê-la.

Imagem: Fotolia. iracosma

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: