Conceito » Ciência » Calor

Calor - Conceito, o que é, Significado

Em geral a ideia de calor tem uma valorização melhor que a ideia de frio. Não devemos esquecer que há milhares de anos inventamos o fogo para proteger-nos das baixas temperaturas e que milhões de pessoas ao redor do mundo se deslocam em busca de áreas temperadas para desfrutar do bom tempo. Em outras palavras, buscamos lugares que nos façam sentir confortáveis pela ação do calor.

O termo calor expressa a qualidade de quente que possui algo. Esta palavra vem do latim calidus e literalmente significa "que proporciona calor".

No contexto das relações humanas

O binômio frio-calor também é projetado nas relações sociais. Assim, dizemos que uma pessoa é fria quando está distante e é pouco comunicativa. Pelo contrário, as atitudes acolhedoras, amáveis e carinhosas são consideradas calorosas, pois proporcionam uma reação positiva e gratificante.

Se tomarmos como referência o fenômeno turístico, as pessoas se deslocam preferentemente no verão porque os raios do sol são estimulantes em todos os sentidos e por haver mais horas de luz do que de escuridão. Por outro lado, as relações sociais são caracterizadas precisamente pelo calor nas áreas com um bom clima.

Em relação às cores

Quando falamos sobre cores, estas são divididas em frias e quentes. As primeiras são aquelas que incorporam a cor azul, violeta ou verde (do ponto de vista da percepção esta gama de cores parece contrair os objetos). As segundas são aqueles que têm em sua composição a cor amarela ou vermelha (esta variação de cores parece expandir visualmente).

As qualidades atribuídas às diferentes tonalidades revelam que as cores têm sua própria temperatura.

No lar

A sensação de calor dentro de casa pode ser alcançada basicamente através do uso correto de cores em móveis e paredes. Neste sentido, os vermelhos, laranjas e amarelos projetam energia e vitalidade e, portanto, esboçam uma sensação de calor.

Logicamente, os ambientes quentes podem ser alcançados também com uma temperatura adequada e com a presença de luz natural.

Na maioria das civilizações o Sol é idolatrado

Do ponto de vista científico o Sol constitui a principal fonte de energia, na verdade, sem a ação solar seria inviável qualquer forma de vida na Terra. Não é de estranhar que nas civilizações mais antigas os humanos tinham um sentimento de adoração ao Sol.

O culto desta grande estrela aparece no Egito Antigo, em Roma, na cultura inca e mexicana.

Imagem Fotolia: Zagory

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: