Conceito » Ciência » Termorregulação

Termorregulação - Conceito, o que é, Significado

No campo da biologia existem princípios gerais que afetam o conjunto dos seres vivos. Um deles é a autorregulação. Através dela se faz referência à capacidade de todos os seres vivos para regular sua temperatura corporal. A temperatura de um organismo depende da sua entrada e saída de calor.

Organismos homeotérmicos e pecilotérmicos

Os primeiros são aqueles que mantêm certos níveis de temperatura corporal dentro de parâmetros constantes. Os segundos são aqueles que apresentam uma temperatura com grandes variações, dependendo das mudanças de temperatura que ocorrem no meio natural.

Outra forma de classificação

Os organismos endotérmicos são aqueles que regulam a temperatura corporal através de processos fisiológicos. Pelo contrário, os ectotérmicos são aqueles que regulam sua temperatura recorrendo a algum tipo de estratégia ou comportamento.

Principais mecanismos de regulação

Alguns organismos recorrem à perda de calor (por exemplo, através da transpiração da pele se perdem líquidos e isto provoca a diminuição da temperatura corporal). Outro mecanismo é a preservação da temperatura (por exemplo, através da vasodilatação). Outra forma de autorregulação é a vasoconstrição, onde através dela a temperatura associada ao sangue se perde.

Por outro lado, os mecanismos baseados no comportamento se referem ao uso de diversas fontes de calor que podem ser obtidas a partir do meio ambiente (muitos animais se esquentam buscando a luz solar, enquanto que outros evitam o calor protegendo-se embaixo da terra).

Nos seres humanos

Os humanos mantêm uma temperatura constante que oscila entre 36,5 e 37,5 graus, bem como quando há alteração abaixo ou acima desse parâmetro, isso significa que existe algum tipo de alteração (por exemplo, uma infecção ou uma hipotermia).

O hipotálamo é a estrutura cerebral responsável pela autorregulação. Assim, quando faz muito calor no ambiente externo, nosso organismo tende a diminuir a circulação do sangue. Quando a temperatura do ambiente é baixa, o corpo reage com tremores e desta forma gera certo calor corporal.

Por outro lado, quando o frio é intenso, as mãos e os pés são os primeiros a sofrer seus efeitos, já que o hipotálamo dá a ordem de proteger os órgãos vitais.

Para que os mecanismos de autorregulação funcionem adequadamente, devemos adotar duas estratégias complementares:

1) usar roupa adequada para cada circunstância e

2) alimentar-nos e hidratar-nos corretamente.

Imagem Fotolia. Jegas RA

Relacionados:

  1. Temperatura Corporal
  2. Equilíbrio Térmico
  3. Friorento
  4. Temperatura
  5. Homeostase
  6. Calorimetria
  7. Escalas de Temperatura
  8. Aquecimento
  9. Febrícula
  10. Reino Animal