Conceito de Ambiente

ambienteO termo ambiente de acordo com o uso que lhe é dado pode se referir a várias questões. Pode ser o fluído que rodeia um corpo, especialmente o ar e que permanece no espaço físico no qual se encontra esse corpo. Um exemplo disto é o da temperatura ambiente. Regularmente, a palavra ambiente, usa-se quando se quer dar conta do estado do ar ou da atmosfera. Costuma-se dizer que o ambiente está carregado quando algumas condições confluem passar deixar o ar que respiramos mais pesado.

Além disso, se entende por ambiente àquelas condições e circunstâncias físicas, humanas, culturais e sociais que rodeiam as pessoas, animais ou coisas, segundo corresponda. Podemos ver este tipo de uso do termo com muita clareza quando, por exemplo, visitamos a casa de um artista plástico e tudo o que há nela como uma pintura, um quadro, um pincel, fotografias relacionadas com a arte, entre outras, e que nos remetem ao que fazer com isso e nos permitem reconhecer facilmente que se trata de seu ambiente. Supostamente isto pode ser estendido a outros âmbitos como o universitário, familiar, rural, entre outros.

Assim mesmo, quando se quer expressar a ideia de ambiente propício, adequado ou agradável, costumamos usar a palavra ambiente. Por exemplo, um bar é o ambiente ideal para que os grupos de amigos se juntem para falar da vida, de suas preocupações, alegrias, entre outras coisas.

Também podemos usar o termo ambiente para nos referir ao conjunto de características típicas e mais usuais que correspondem a um determinado marco histórico ou cultural. Outra concepção da palavra muito recorrente é o uso que se refere ao grupo, setor social ao qual pertence um grupo ou indivíduo.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2013). Conceito de Ambiente. Em https://conceitos.com/ambiente/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre - Contato