Conceito » Ciência » Calorimetria

Calorimetria - Conceito, o que é, Significado

No campo da física, alguns processos químicos ou físicos absorvem ou emitem calor. Estes processos são mensuráveis e a área que trata da sua medição é a calorimetria.

Conceitos chaves

A temperatura é uma propriedade e com ela determina o equilíbrio térmico entre dois sistemas diferenciados. O fluxo de energia que se transfere entre dois sistemas é chamado de calor. Em outras palavras, o calor é a energia transferida entre dois sistemas ou corpos que se encontram em temperaturas diferentes. Este fluxo ocorre sempre a partir do corpo de temperatura maior até o corpo de menor temperatura.

O calor pode ser transferido de várias formas: através da radiação, condução ou convecção. Na maioria dos processos reais, todos estes fenômenos se encontram presentes em maior ou menor grau.

A capacidade calorífica de um corpo expressa a relação entre a quantidade de calor fornecido e seu correspondente aumento de temperatura. Para expressar este parâmetro podem ser utilizadas diferentes unidades: joules para medir o calor e graus kelvin para medir a temperatura, em calorias e graus Celsius ou então na unidade térmica britânica (BTU) e em graus Fahrenheit.

Por outro lado, o calor específico de um corpo expressa a relação entre a capacidade calorífica do material e a massa desse corpo. As unidades utilizadas para indicar o calor específico são expressas em joules, quilogramas e graus kelvin.

Alem disso é utilizado outro sistema: a quantidade de calor é expressa em calorias, a massa em gramas e a temperatura em graus centígrados

Se tomarmos como referência o calor específico da água, sua formulação é a seguinte: 1 caloria / gramo x grau centigrado.

O conceito calor sensível se refere à quantidade de calor adicionado ou eliminado que provoca uma mudança de temperatura.

Em compensação, o conceito calor latente se refere à mudança de estado que ocorre em um corpo (por exemplo, quando a água passa de estado líquido para o gasoso ocorre uma mudança de estado, mas não de temperatura).

Aplicações práticas da calorimetria

O calorímetro possui um dispositivo para medir a temperatura de um corpo, assim como uma parede que impede a transferência de calor em outras direções. Este aparelho indica a temperatura em situação de equilíbrio entre duas substâncias com diferentes temperaturas.

Logicamente, o calorímetro é usado para a medição do poder calorífico em circunstâncias diferenciadas: no setor alimentício para avaliar a qualidade de um produto, em estudos termodinâmicos de resíduos combustíveis ou para conhecer o equilíbrio energético em estudos ecológicos.

Imagem: Fotolia. Morphart

Relacionados:

  1. Equilíbrio Térmico
  2. Termodinâmica
  3. Temperatura Corporal
  4. Energética
  5. Escalas de Temperatura
  6. Temperatura
  7. Friorento
  8. Termorregulação
  9. Entalpia
  10. Clima