Educação - Conceito, o que é, Significado

EducacaoDenomina-se educação ao processo em que se adquirem competências e habilidades, além de promover um desenvolvimento pessoal com a finalidade de uma melhor integração na sociedade e obter ótimos resultados. A pedagogia é a disciplina que trata desta questão.

Este termo provém de expressões latinas que se referem ao processo de ser orientado. Na verdade, os processos de formação costumar ser dirigidos por um indivíduo experiente dentro da matéria a ser tratada. Isto acontece especialmente na educação formal, seja na primária, secundária ou universitária. Na maioria dos países, a educação formal é regulada pelo Estado.

É através da avaliação que se confirma o resultado do processo educativo e se mede os conhecimentos obtidos pelo educando. Este processo aspira ser sistemático e o mais objetivo possível, embora seja difícil deixar a subjetividade de lado.

O ato de transmitir conhecimentos acontece desde a antiguidade, especialmente na Grécia e em Roma. Assim, por exemplo, na Grécia clássica, a base de sua educação estava focada na possibilidade de legar habilidades de ordem cívica, isto é, de conseguir a integração social de um indivíduo; assim, se dava preferência particular pela ginástica, retórica, filosofia, gramática, poesia e matemática. Uma prática educativa similar foi exercida em Roma, onde a transmissão de habilidades manuais foi deixada de lado com exceção das próprias de guerra.

Muitos dos conceitos estabelecidos na idade clássica foram recuperados durante o renascimento e deixados pelo humanismo. Assim, o eixo central das reflexões e das ciências ensinadas volta a ser o homem, orientados pelo laicismo, processo que continua em destaque. Já na época contemporânea, a maioria dos sistemas educacionais é regulada pelo Estado, responsável de transmitir os conhecimentos que devem ser ensinados nas primeiras fases do processo educativo.

É importante que a educação garanta a igualdade de oportunidades, à medida que ela é um dos meios garantidos de proporcionar inclusão. É por isso que é imprescindível que o Estado não só dite o plano de estudo, mas também ajude os mais impossibilitados de ter acesso à educação.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: