Educação Artística - Conceito, o que é, Significado

A atividade artística em todas suas vertentes faz parte da educação da maioria dos sistemas acadêmicos. Isto significa que ao longo da formação de um indivíduo em sua fase escolar terá contato com uma série de atividades artísticas: desenho, pintura, música, dança, cinema, teatro, entre outras.

O propósito da educação artística

A formação de um indivíduo é completa quando abrange diversas áreas: línguas, história, ciências e arte. Todas essas áreas do conhecimento são necessárias e por isso estão integradas nos diversos sistemas educativos. Em relação à arte, podemos falar de duas dimensões: uma teórica e outra prática. Deve-se conhecer a história da arte e suas características, mas também sua dimensão prática. Neste sentido, é preciso recordar uma evidência: que a aprendizagem se assimila praticando e no caso da educação artística o estudante aprende exercitando suas destrezas musicais, de desenho e dança.

O objetivo da educação artística é evidente: incentivar a criatividade, a sensibilidade, os valores estéticos e o gosto pela beleza. Assim como certos saberes têm uma dimensão teórica (por exemplo, a matemática) que se projetam de maneira concreta e prática (por exemplo, a engenharia industrial), a educação artística tem algo particular que não pode ser simplificado por incorporar uma parte teórica e outra prática.

Dentro desta linha, deve-se ressaltar que o artístico tem um componente de emancipação e liberdade para o indivíduo. Em outras palavras, não dançamos, cantamos ou desenhamos porque temos algum benefício direto, mas porque estas atividades enriquecem o espírito humano. Este enriquecimento através do artístico não nasce espontaneamente e por isso deve fazer parte da educação em suas diversas etapas.

A educação do artista

Se não tivéssemos a educação artística como um dos ramos da arte, certamente não teríamos sensibilidade para valorizar a beleza, por outro lado, nossa vida seria mais pobre espiritualmente. Entretanto, não podemos deixar de lembrar que a aprendizagem de uma atividade artística é dirigida pela formação do artista. Vamos ver o exemplo de um estudante das Belas Artes. Este é um aluno que aprende várias técnicas que lhe servem para poder ser um professor no futuro, assim como é possível optar por outro caminho: ser um artista.

O artista é um comunicador de sua própria arte que transmite ideias, sentimentos e paixões aos demais. O artista é educado academicamente conhecendo certas matérias como a história e os estilos de arte. Por último, cada artista se torna uma referência de sua atividade, um ícone para o público que valoriza sua mensagem criativa. Assim o artista é educado e por sua vez também educa.

Imagem: iStock, mediaphotos

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: