Conceito » Filosofia » Filosofia da Educação

Filosofia da Educação - Conceito, o que é, Significado

Como no direito ou na ciência, existe uma disciplina que também trata da reflexão sobre a ideia da educação. Esta disciplina é a filosofia da educação. Em geral, nela é realizada uma reflexão sobre os fins da educação.

O problema dos fins da educação

O pedagogo é focado nas questões formativas de ensino e para isso aborda qual deve ser a metodologia correta deveria nas diversas etapas educacionais. Um professor de uma matéria qualquer ensina a seus alunos através de argumentos pedagógicos. Já o filósofo da educação reflete sobre os conceitos fundamentais e os problemas relacionados com a educação, assim como os objetivos que devem guiar o ensino, o papel da educação no conjunto da sociedade e sobre quem deveria assumir a responsabilidade da educação etc.

Várias abordagens filosóficas sobre a educação

Alguns filósofos argumentam que a educação deve estar baseada na liberdade e na espontaneidade do indivíduo, portanto, não é necessário forçar a aprendizagem de uma série de conhecimentos. Esta visão é inspirada por um ideal de liberdade em particular.

De acordo com outras versões, é necessário guiar o processo educacional dos indivíduos para que possam assimilar a tradição cultural de sua comunidade. Esta visão é baseada na responsabilidade do estado sobre os indivíduos.

Durante séculos a reflexão filosófica sobre a educação foi centrada na formação de crianças e jovens. Porém, nas últimas décadas podemos acrescentar os adultos, por este motivo, foi criado o termo educação permanente.

A relação entre filosofia e educação

Filosofia é amor pela sabedoria. A educação é o processo pelo qual aprendemos uma série de destrezas e habilidades em nossas vidas. A partir destas duas definições, podemos fazer duas perguntas fundamentais: Que tipo de formação leva ao verdadeiro conhecimento autêntico? Como devemos educar? As respostas destas questões são a essência da filosofia da educação.

A filosofia na educação

Algumas grades educacionais contam com matérias relacionadas à filosofia, tais como ética, história da filosofia, entre outras. Por um lado, trata-se de uma matéria a mais, com provas, professores e programas. Porém, é uma matéria especial, pois seu principal fundamento não é conhecer um conteúdo específico ou uma habilidade (como geografia, história ou artes), mas sim formular perguntas para dar o primeiro passo ao verdadeiro conhecimento.

Imagem: Fotolia. GVictoria

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: