Educação Ambiental - Conceito, o que é, Significado

Questões relacionadas ao meio ambiente afetam o planeta através da contaminação atmosférica, das mudanças climáticas ou da falta de recursos naturais. Para que estes temas possam ser solucionados é necessário que haja uma educação ambiental, ou seja, que haja programas e projetos didáticos para informar os cidadãos (especialmente crianças em idade escolar) sobre os problemas do meio ambiente.

A dupla dimensão da educação ambiental

O programa de educação ambiental apresenta duas vertentes. Por um lado, há uma série de conhecimentos científicos relacionados à ecologia, ao clima, às cadeias tróficas e outros aspectos de caráter científico, além de paralelamente uma dimensão transformadora, já que o conhecimento objetivo sobre o meio ambiente deve ser um instrumento para conscientizar a população sobre os desafios que deve enfrentar a humanidade para a sustentabilidade do planeta.

Aspectos gerais nos programas de educação ambiental

É importante que os conteúdos comunicados venham acompanhados de exemplos ilustrativos relacionados à vida cotidiana e ao ambiente mais próximo. Por exemplo: como reciclar o lixo, de que maneira uma pessoa pode cuidar do seu ambiente ou indicar quais são as práticas contrárias a um meio ambiente saudável.

As crianças devem ser os principais protagonistas dos programas de educação ambiental. Devem-se levar em conta que as crianças serão os adultos de amanhã, por outro lado, podem ajudar ativamente na educação ambiental dos seus pais.

A educação ambiental deve ser baseada mais em exemplos específicos do que em teorias

Por isso é conveniente que os alunos participem de projetos específicos nos centros educativos: recolhendo pilhas e baterias, fazendo campanhas de reciclagem ou trabalhando em pequenas hortas urbanas.

Os educadores ambientais podem realizar sua atividade divulgando em vários lugares como nos bairros vizinhos, em oficinas extraescolares, acampamentos ou através das redes sociais.

Educacao-Ambiental-bA educação ambiental não deve focar apenas numa disciplina ou matéria específica, mas sim num tema transversal. Devem-se levar em conta que o conteúdo da educação ambiental está relacionado a aspectos bem diferenciados, tais como o urbanismo, a ética, a saúde, a natureza e a economia.

Por último, a educação ambiental leva implícita uma mensagem individual e outra coletiva. Em outras palavras, lembramos que cada pessoa pode fazer algo pelo meio ambiente e, ao mesmo tempo, mostrar que vivemos em sociedade e que nosso comportamento coletivo terá consequências sobre o meio ambiente.

Imagens: iStock. Christopher Futcher / exxorian

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: