Vestido - Conceito, o que é, Significado

A palavra vestido se refere genericamente às prendas utilizadas para cobrir o corpo. Também, emprega-se o termo para designar um tipo de indumentária feminina. Independentemente do sentido da palavra, todo vestido cumpre duas funções: proteger o corpo para uma melhor adaptação às condições climáticas e, ao mesmo tempo, incorporar um ornamento para ressaltar a beleza.

Em um simples vestido de mulher há uma complexa história por trás

Se levarmos em conta um vestido qualquer de uma mulher comum, por trás dele vamos encontrar muito mais do que um simples pedaço de tecido. Pode-se dizer que um vestido faz parte de uma imensa cadeia com todo tipo de padrão. O primeiro aspecto é a matéria- prima (algodão, seda, fibra sintética, etc.). Seguidamente a linha como elemento básico da indústria têxtil. Numa próxima escala estão os desenhistas, designers ou estilistas que criam o vestido com determinadas características.

A peça elaborada é exposta em um estabelecimento comercial e o consumidor ou consumidora decide escolher se quer comprar ou não. Nesta trajetória há diversos elementos: a indústria, a moda, o comércio, a distribuição, etc. Então, por trás de um vestido há todo o tipo de participante, desde os criadores e designers, fabricantes, publicitários, consultores de imagem, comerciantes até os consumidores.

O vestido e a comunicação

As pessoas se comunicam com palavras, gestos e da maneira como se vestem. Se olharmos para uma pessoa nua podemos saber algumas coisas sobre ele, por exemplo, sua idade aproximada e condição física. No entanto, se olharmos alguém completamente vestida, a informação que nos chega é bem ampla, pois sua vestimenta nos fala sobre sua personalidade, economia, estilo de vida ou atividade de trabalho.

No mundo da moda há um profissional que procura fazer funcionar de maneira adequada o binômio vestido-comunicação. Este profissional é o personal shopper e sua função é orientar os clientes a melhorar sua imagem e estilo pessoal.

Em qualquer sociedade humana há uma regra não escrita: há uma roupa para cada ocasião. Assim, a roupa de trabalho é inadequada para uma festa e um vestido de noite é incompatível para ser usado em plena luz do dia. Esta regra geral tem uma exceção, a festa de carnaval. Durante este período o conceito vestido tem outro significado e outras regras.

Imagem: Fotolia. artisticco

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: