Conceito » Tecnologia » Meme

Meme - Conceito, o que é, Significado

Um meme é uma imagem tirada do contexto, geralmente acompanhada de uma frase, cujo objetivo é fazer uma piada sobre algo, funcionar como equivalente a um comentário engraçado ou ficar retrucando alguém. É precisamente nas réplicas dos fóruns da Internet que nasceram os memes e ganharam visibilidade.

Certamente, mesmo sem saber, alguns de vocês já tenham visto algum meme na Internet, ou mesmo fora das redes, já que a popularidade destas imagens tenha saído do território online para tornar-se um fenômeno cultural e ser considerado um ícone da época em que vivemos.

Os memes são também considerados imagens animadas em formato GIF, assim como pequenos vídeos com poucos segundos de duração.

Além de fotografia, o meme pode ser um desenho ou um trabalho de edição digital fruto da composição de várias imagens.

Utilizados como réplica nos fóruns da Internet

Uma qualidade muito apreciada pelos internautas que utilizam memes é que as imagens podem ser reutilizadas em diversos textos e em contextos diferentes, mesmo que sejam muito parecidos.

Assim mesmo, no caso das imagens animadas, esta mesma qualidade é também muito apreciada.

Os memes mais famosos

É por isso que não vou falar sobre memes famosos com o texto incluído, mas sim de imagens que se tornaram possíveis, pois desta forma podem criar seus próprios memes.

A primeira dessas imagens é do chamado “forever alone”, um desenho que muitas vezes vem apresentado em forma de quatro vinhetas, e cujo personagem central acaba inevitavelmente sozinho (daí seu nome).

A cena "Isso é Esparta!", do filme 300, assim como o encontro entre espartanos e tebanos – e seu diálogo subsequente - têm sido tema de memes, alguns em forma de fotografia estática, vinhetas ou GIF animado.

Outro filme, desta vez o alemão “A queda”, na cena em que o personagem de Hitler se encontra raivoso dentro de seu escritório cercado por seus generais, tem sido também objeto de meme com imagem estática, assim como de dublagens apócrifas que ridicularizam outros temas.

Business cat é a imagem de um elegante gato vestido de gravata, enquanto que o chamado cão racista não é nada mais do que a foto de um cachorro usando óculos (o que o torna mais "intelectual”).

Personagens reais ou fictícios como Chuck Norris, Bear Grylls, Homero Simpson, Willy Wonka, os stormtroopers (os "maus" soldados da saga Star Wars), Jackie Chan e o ex-jogador de basquete Yao Ming, também têm suas imagens circulando em forma de meme.

Como se cria um meme?

É muito fácil criar um meme: basta baixar uma das milhares de imagens que circulam pela Internet e que podem facilmente servir de base para qualquer frase que se queira escrever, ou então através de uma foto tirada por nós mesmos, podendo inclusive nos levar à fama. A partir daí, há um programa de retoque e desenho que nos permite inserir textos para compor o meme.

Também podemos utilizar um serviço online que nos permite gerar um meme de forma automatizada, a partir do momento que escolhemos uma imagem comum de um banco de dados e adicionamos um texto. Isso pode ser realizado através do nosso próprio smartphone com um dos muitos aplicativos disponíveis.

Imagem Fotolia: Dhulfiqar

Relacionados:

  1. Viralidade
  2. Formatos Imagem: GIF, JPEG, PNG, RAW, BMP
  3. Netiqueta
  4. Geração Y (millennials)
  5. Troll
  6. Imagem de Satélite
  7. Anonymous
  8. Fotografia Documental
  9. Copyright (direito de autor)
  10. Dark Web